Mutirão Mete Mão leva arte urbana para comunidades de Salvador
Arte de rua, manifesto cultural e trabalho social. Entre os meses de janeiro e março, jovens das comunidades de Amaralina, Federação, Águas Claras, São Cristóvão e Paripe terão seus potenciais criativos estimulados através do Mutirão Mete Mão, iniciativa que promoverá oficinas e encontros envolvendo música e artes visuais, com programação gratuita.
Representado pelo multiartista Fael Primeiro, um dos idealizadores do projeto e curador desta edição, o Mutirão terá sua primeira etapa realizada em Amaralina entre os dias 16 e 21 de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.mutiraometemao.com.br e nos locais onde serão realizadas as oficinas.
O projeto, que já teve mais de 20 edições anteriores realizadas em Salvador e cidades do interior como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, entre outras, conta com o patrocínio da Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, Programa Fazcultura do Governo do Estado, Secretarias da Fazenda e de Cultura e é uma realização da LB Produções. As próximas etapas do Mutirão Mete Mão acontecem de 30/01 a 04/02 na Federação; de 13 a 18/02 em Águas Claras; de 06 a 11/03, em São Cristovão e de 20 a 25/03, em Paripe.
O superintendente de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura, Alexandre Simões, ressalta a importância do Programa Fazcultura, com 20 anos de criação, que permite a realização de eventos nos mais diversos formatos, beneficiando diversos públicos. “O programa é baseado na renúncia fiscal do Estado e a empresa patrocinadora entra com uma pequena parte de recursos próprios. Esse formato de fomento permite tanto o investimento em eventos de grande visibilidade, como shows de artistas consagrados, quanto em atividades com o foco mais social, como esse mutirão cultural. E, muito importante, estimula a indústria criativa, criando ocupações e atividades econômicas”.
Para cada comunidade serão disponibilizadas duas turmas com 20 vagas cada, para jovens acima de 12 anos, nas oficinas de Graffiti, com Fael Primeiro; de MC, com Dropê Comando Selva; de DJ, com Raiz e Leandro Vitrola; e de Stencil Art em camisas, com Márcio MFR. Em todas as edições, as oficinas acontecem de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Aos sábados, das 15h às 19h, em uma programação aberta ao público, serão realizadas feiras com stands de artesanato, gastronomia e vestuário, com exposição de produtos dos próprios moradores das referidas comunidades, além de shows com músicos convidados que, junto com Fael Primeiro e os artistas do projeto, comandarão a festa em estilo sound system.
“O Mutirão é um projeto de arte-educação que tem o objetivo de incentivar as pessoas a buscar alternativas dentro da crescente e valorizada economia criativa, oferecendo oficinas profissionalizantes voltadas pra arte e música que ampliem os horizontes de cada participante, sobretudo os mais jovens”, pontua Fael Primeiro.
Com programação gratuita para toda família, os encontros aos sábados, além de apresentar os resultados das oficinas realizadas durante a semana, terão também atividades voltadas para a criançada e uma live painting (modalidade de pinturas ao vivo) que será executada durante todo o evento.
Fael Primeiro | Oficina de Graffiti
Músico, compositor, produtor e artista plástico, Fael 1º é considerado um dos maiores nomes da cultura sound system e um dos mais promissores artistas visuais de grafite do Brasil. Como cantor e compositor atuou à frente dos grupos Ministério Público, Bembatrio e a Banda Dubstereo. Nas artes visuais, o grafite é a sua principal expressão. Com um traço característico e uma identidade exclusiva, já realizou intervenções em várias cidades da Bahia.
Dropê Comando Selva | Oficina de MC
Fundador do coletivo Comando Selva 22, do projeto Reciclando Pensamentos, e coordenador do CCRP – Circuito Carioca de Ritmo e Poesia, ambos do Rio de Janeiro, o poeta, produtor e pesquisador Dropê Comando Selva atua desde 2007 junto ao movimento Hip Hop, onde lançou seu disco autoral “Entre Nós” em 2013. Em Salvador desde 2015 atua em ações de redução de riscos e danos, como os projetos Corra pro Abraço (SETAD) e Coletivo Balance.
DJ Raiz | Oficina de DJ
Um dos percussores da cultura sound system na Bahia, Raíz é integrante da equipe de som Ministereo Público, do grupo Bemba Trio e do Coletivo Crokant, com quem viajou para diversas cidades, além de Portugal e Londres. Dividiu o palco com personalidades nacionais e internacionais como Margareth Menezes, Mano Chao, Lazzo Matumbi, Zion Train, BNegão, Mv Bill, Mad Professor, Racionais, YT, Ceú, Martin Campbell, The Congos, entre outros.
DJ Leandro Vitrola | Oficina de DJ
Atuante em projetos de rap e hip hop como Atitude Presente, Júri Nacional, Fúria Consciente e Afrogueto, DJ Leandro contribui com a nova safra da música local, além de mixar para artistas como Magary Lord e Margareth Menezes. Faz parte dos projetos Vitrola71 e Coletivo Crokante. Possui um projeto de oficina de Dj para crianças e jovens, o “Hip Hop – Histórico e Discotecagem”, onde já apresentou no espaço Gente Arteira da Caixa Cultural.
Márcio MFR | Oficina de Stencil Art em camisas
O artista plástico Marcio MFR, na adolescência através do skate conheceu a pichação e o graffiti. Estudou na Escola de Belas Artes da Bahia e, a partir de 2003 passou a se dedicar integralmente à sua arte. Fundou a 071 Crew, coletivo com a proposta de resignificar o ambiente urbano de Salvador com pinturas em graffiti. A semelhança de seus trabalhos com pinturas em aquarela faz de MFR um dos artistas mais singulares do país.
FAZCULTURA
Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
SERVIÇO
Mutirão Mete Mão – Arte Urbana na Comunidade
Primeira edição: 16 a 21 de janeiro em Amaralina
Oficinas: 16 a 20, das 13h às 18h, no Centro Social Urbano Nordeste de Amaralina
Oficinas de: Graffiti, com Fael Primeiro; MC, com Dropê Comando Selva; DJ, com Raiz e Leandro Vitrola; Stencil Art em camisas, com Márcio MFR
Entrega: 21 de janeiro, das 15h às 19h, na Praça João Amaral (antes do Largo das Baianas)
Atrações do dia 21: DJ Bandido, Dj Dfrance, Dj Regivan, Dj Raiz, Dj Pureza, Duda Diamba e Mr Armeng.
Próximas Edições:
30/01 a 04/02 – Federação
13 a 18/02 – Águas Claras
06 a 11/03 – Sao Cristovão
20 a 25/03 – Paripe