Na 36ª barreira sanitária montada pela Prefeitura, 124 moradores do Miragem fazem o teste rápido para Covid-19

 Na 36ª barreira sanitária montada pela Prefeitura, 124 moradores do Miragem fazem o teste rápido para Covid-19

Jovens, idosos e crianças a partir de cinco anos de idade realizaram o exame para Covid-19 nesta sexta-feira (10), no Loteamento Miragem. A carreta da saúde levou, para a Praça das Corujas, testes para diagnóstico rápido, equipes médicas, psicológica, orientações de prevenção sobre as formas de contágio da doença, assistência social e dispensação de receitas e medicamentos para positivados. Dos 124 testados, 13 tiveram resultado positivos. 

Essa é a 36ª barreira sanitária realizada pela Prefeitura desde o início da pandemia. As equipes já passaram por Itinga, Vida Nova, Portão, Vila Praiana, Lagoa dos Patos, Quingoma, Capiarara, Areia Branca, Centro, Capelão, Ipitanga, Pitangueiras, Miragem, Caixa d’ Água, além de repartições públicas.

“Em alguns locais repetimos a ação. Em Itinga, por exemplo, fizemos cinco vezes. Estaremos concluindo as testagens com as barreiras que serão executadas em Barro Duro e Jardim Castelhão. A partir desses números, teremos uma real noção do índice de contaminação bairro a bairro”, disse a prefeita Moema Gramacho. 

A prefeita explica que essas amostragens são importantes também para a criação de novas estratégias ou a retomada de medidas como, a reabertura do comércio local. “Nós estamos agindo com cautela e pensando primeiro na segurança das pessoas. Para isso os estudos prévios são necessários. Em consonância com as amostragens, temos que avaliar a quantidade de leitos disponíveis e só a partir desses balanços tomar novas medidas”, esclareceu.  

Enquanto as pessoas aguardavam atendimento, Moema aproveitou para lembrar que o município implantou em abril o PA Santo Amaro de Ipitanga exclusivamente para atender pacientes com suspeitas da Covid-19. Desde a inauguração até hoje, quase sete mil pessoas já passaram pela unidade que dispõe de sala de raio x, sala amarela para observação de pacientes com leitos e sala vermelha com três leitos semi-intensivos.

Além das testagens realizadas em massa, o município possui na rede primária de atenção à saúde, cinco Unidades de Saúde da Família separadas para diagnóstico de pacientes com síndromes gripais e respiratórias, e na atenção especializada quatro prontos atendimentos – UPA, Upinha infantil, PA Nelson Barros e PA Santo Amaro de Ipitanga – que compõem a rede de atendimento de urgência e emergência e detecção da Covid-19.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading