Na OMS, ministro interino da Saúde omite gravidade de crise no Brasil

 Na OMS, ministro interino da Saúde omite gravidade de crise no Brasil

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, fez pronunciamento online na Assembleia Mundial da Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). Na participação, de acordo com a Folha de S. Paulo, ele omitiu a gravidade da crise enfrentada no Brasil e as tentativas do governo de mudança no protocolo de uso da cloroquina nos pacientes da Covid-19. 

 

Nos dois minutos que teve para explicar as estratégias do Brasil de combate ao coronavírus, Pazuello citou o diálogo entre os três níveis de governo, ajuda às regiões Norte e Nordeste do país e o ajuste de protocolos do Ministério da Saúde “baseado em evidências”, sem citar a intenção da pasta de ampliar o uso da cloroquina.

 

A matéria destaca que o Brasil tornou-se o quarto país com mais casos no fim de semana ao ultrapassar Itália e Espanha. E que após a saída de Nelson Teich, anunciada na última sexta-feira (15), o Ministério da Saúde passou a elaborar um novo protocolo para uso da cloroquina também em pacientes com quadro leve pelo novo coronavírus, mesmo sem evidências científicas que apontem eficácia e na contramão de estudos recentes. Atualmente, o protocolo adotado pela pasta prevê o uso do medicamento apenas em pacientes graves.

 

No discurso o general Pazuello disse que “o governo federal acessa diariamente a situação dos riscos e apoia cidades e estados com os recursos necessários para reduzir os efeitos da pandemia”.

 

A respeito da maneira como o Brasil vem combatendo a pandemia, Pazuello citou “duas estruturas: o comitê de crise, coordenado pela Presidência, e o comitê de emergência operacional, coordenado pelo Ministério da Saúde”.

 

O minisro interino apontou como “missões” de cada estrutura “monitorar e coordenar medidas interministeriais” e “definir estratégias e ações relacionadas com essa emergência de saúde pública”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading