Não era mentira! Prender o espirro pode te deixar surdo

Se você é daquelas pessoas que espirra baixinho, sem fazer muito alarde, já ouviu alguém dizer: “Coloca esse espirro para fora ou vai explodir os tímpanos! “. Pode até parecer loucura, mas você pode ficar surdo prendendo um espirro.

Fechar o nariz para não espirrar não é recomendável. Um espirro bloqueado pode machucar o diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea, romper o tímpano e causar surdez e tontura. Existe a descrição de um paciente que teve duas vértebras deslocadas ao segurar um espirro.”

Estelita Betti, otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Um estudo publicado em 2013 pela revista PLOS mostrou que um espirro pode impulsionar o ar para fora do canal nasal a cerca de 4,5 metros por segundo. Quando existe um bloqueio, como fechar o nariz com os dedos esse ar pode voltar e causar danos na tuba auditiva e na orelha interna.

Por que espirramos?

Durante a respiração, partículas estranhas são captadas por sensores dentro do nariz. Os corpos “estranhos” podem ser vírus, bactérias, ou apenas partículas de poeira. Os sensores avisam os cílios, pequenos fios cobertos por muco, que se alinham para expulsar os intrusos.

O nervo trigêmeo (nervo craniano responsável por transmitir mensagens da face para o cérebro) identifica a irritação e avisa o cérebro, que faz com que os músculos das costas e do abdômen se contraiam, provocando a saída do ar.

Algumas pessoas também sentem vontade de espirrar quando olham para a luz ou quando o sol bate no rosto. Isso porque o nervo óptico, responsável por mandar o sinal para fechar os olhos, também fica perto do trigêmeo, que entende como uma irritação na região nasal.

Vem mais um?

É comum que um espirro venha acompanhado de mais alguns, porque o organismo entende que ainda não expulsou todos os micro-organismos.

“O espirro não é sinal de doença, é uma defesa do organismo, mas pode ser fator de transmissão de gripes e resfriados, por carregar microorganismos na secreção expelida. Em situações como rinite alérgica é comum acontecer uma sequência de espirros, que chamamos de espirros em salva “, explica Alessandra Zanoni, médica otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading