‘No fim, a verdade sempre brotará’, comenta Wagner sobre informação falsa do governo

 ‘No fim, a verdade sempre brotará’, comenta Wagner sobre informação falsa do governo

O senador Jaques Wagner (PT-BA) comentou nas redes sociais a notícia de que a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal havia divulgado uma informação falsa sobre as queimadas no Brasil. Segundo a Secom, o número de queimadas no Brasil é o menor em 18 anos.

“Esse governo ignora o ensinamento de Abraham Lincoln, de que ‘você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.’ Felizmente, no fim, a verdade sempre brotará”, afirmou o petista.

Em um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, a partir dos dados públicos que são divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a agosto de 2020, houve registro de 121.318 km² em todo o Brasil. Este dado é utilizado na publicação da secretaria e que foi compartilhado também pelo ministro do Meio Ambiente, Ricado Salles, e o ministro de Comunicação, Fábio Faria.

Porém, a Secom usa como dado comparativo os 318.389 km² que queimaram durante todos os 12 meses do ano passado. Mesmo utilizando esses dados, a área queimada em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, seria maior, com 131.327 km² queimados. Fazendo a comparação entre os mesmo períodos do ano, 2020 teve mais área queimada que os anos de 2008, 2009, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2018.

A Secretaria de Comunicação alegou que “expôs os dados que estão à disposição, sem ocultar nada” e que “o que passa disso é ilação falaciosa do jornal”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading