No oeste baiano, governador se reúne com prefeitos e entrega obra para acolher mulheres violentadas

 No oeste baiano, governador se reúne com prefeitos e entrega obra para acolher mulheres violentadas

Durante agenda em Barreiras, nesta segunda-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com cerca de 40 presidentes de consórcios e prefeitos do oeste baiano.

Promovido pela Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC Bahia) e pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o encontro foi realizado com o objetivo de avaliar as ações das entidades. Entre os temas tratados, estão o apoio aos consórcios, as ações em infraestrutura, saúde, segurança e educação.

“Fui convidado para dialogar e fazer a unidade em torno do fortalecimento das prefeituras e dos prefeitos do Oeste. Recebi as demandas postas hoje, e amanhã vamos encontrar o presidente Lula, para dialogar sobre investimentos para o desenvolvimento do oeste do estado”, pontuou Jerônimo.

Prefeito de Castro Alves e presidente da FEC, Thiancle Araújo destacou a importância do diálogo entre municípios e o governo do estado. “Consórcios, prefeituras e Estado, todos imbuídos no mesmo propósito, que é atender as necessidades do cidadão, daquele que está na ponta, aquele que mais precisa”, avaliou.

Já Quinho, prefeito de Belo Campo e presidente da UPB, reforçou que o municipalismo saiu fortalecido desse encontro. “Tivemos hoje aqui inaugurações de obras estruturantes para a cidade. Somos uma região pujante, com um agro fortíssimo. Amanhã, vamos articular e mostrar ao presidente da República que a Bahia é diferenciada”, afirmou o gestor municipal, reforçando a importância de aproveitar a ida de Lula à região nesta terça-feira (6).

 

Sala Lilás
Na oportunidade, o governador também entregou a Sala Lilás, instalada no Disep, em Barreiras. O equipamento é o primeiro a ser implantado no interior do estado e foi idealizado para ser um local amigável, onde mulheres e crianças fragilizadas pela violência possam ser acolhidas.

“Entregamos hoje – através da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da SSP – esse espaço reservado, seguro, para a mulher poder fazer seu depoimento ou sua denúncia. Precisamos divulgar, avisar às mulheres do Oeste, que aqui ela vai ter essa garantia”, afirmou Jerônimo.

A Sala Lilás é parte das iniciativas estratégicas da Segurança Pública na Bahia, em conformidade com as políticas estaduais e federais de enfrentamento à violência contra a mulher. O equipamento conta com espaço recreativo “kids”, para entreter as crianças que acompanham suas mães, ou ainda, aquelas vítimas de violência.

A ação visa ainda fortalecer a cobertura de unidades especializadas de atendimento à mulher em situação de violência, colaborando no combate a violência institucional.

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Barreiras atende as cidades de Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley, beneficiando mais de 400 mil pessoas.

 

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading