Nordestão começa hoje com Bahia, Vitória e Juazeirense na briga pela taça

Pelos próximos quatro meses, 20 clubes disputarão a taça “orelhuda”, a ser erguida no dia 24 de maio

Começa nesta terça-feira (24) a Copa do Nordeste, principal torneio regional do Brasil. Pelos próximos quatro meses, 20 clubes disputarão a taça “orelhuda”, a ser erguida no dia 24 de maio.
Náutico e Uniclinic abrem o campeonato às 19h, na Arena Pernambuco. Bahia, Vitória e Juazeirense, que só estreiam quinta, carregam a missão de recolocar a Bahia no caminho do título, que não vem desde 2010, quando o rubro-negro ganhou seu quinto troféu. É o maior campeão nordestino.

De volta após a ausência em 2016, o Leão já mostrou força fora de campo. É o time que mais investiu. Entre os 12 contratados estão os renomados meias Cleiton Xavier e Dátolo. No entanto, a saída de Marinho deixa considerável lacuna. Já o Bahia apostou em reforços de menos impacto para tentar o título que não vem desde 2002, quando o tricolor se tornou o único bicampeão consecutivo do Nordestão. Em seu segundo ano seguido, a Juazeirense tenta alcançar o mata-mata. Seria inédito.
Fora do calendário em 2011 e 2012, a Copa do Nordeste voltou de vez em 2013. Desde então, Campinense, Sport, Ceará e Santa Cruz comemoraram. Mas o Santa campeão de 2016 praticamente não existe mais. Da campanha vitoriosa do ano passado, só quatro permaneceram. O time perdeu o esqueleto após o rebaixamento à Série B nacional. Keno, Grafite, Tiago Cardoso, João Paulo e Uillian Correia (este no Vitória) são alguns dos 25 jogadores que deixaram a equipe. 
Outra dificuldade para o Santa Cruz foi imposta pelo sorteio. O time está no grupo A, o da morte, junto com Náutico e Campinense, campeão em 2013 e vice em 2016.
Após seis rodadas, só o primeiro colocado de cada grupo e os três melhores segundos irão às quartas de final. Daí em diante, é mata-mata, também em ida e volta. 
Os canais Esporte Interativo transmitem todos as 74 partidas. A TV Bahia exibirá os jogos da dupla Ba-Vi como visitante às quartas e domingos. 
Representantes da região na Série A, a dupla Ba-Vi e o Sport, que teve o meia Diego Souza convocado por Tite, despontam como favoritos. O CRB, do atacante Neto Baiano, corre por fora, assim como Náutico, Santa e Campinense.
A “Lampions League” sofreu um baque nos bastidores. Como a Conmebol retirou do Brasil duas vagas na Copa Sul-Americana, o campeão do Nordestão não classifica mais para o torneio sul-americano. De consolo, o Santa Cruz entrará direto nas oitavas de final da Copa do Brasil deste ano.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.