Nos bastidores, deputados já falam em mudar lei da delação premiada
Os deputados federais ainda não chegaram a votar o projeto que prevê anistia para caixa dois, mas já estão de olho em outro assunto polêmico. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, tem parlamentares que já atuam nos bastidores para mudar também a lei de delação premiada.
Segundo o diário paulista, os congressistas estão dispostos a enfrentar o desgaste de perdoar quem usou dinheiro não declarado em campanhas e se dizem fartos da pressão do Ministério Público. Por isso, devem tentar uma votação relâmpago com o intuito de reduzir a exposição negativa.
No caso da delação, um dos pontos pretendidos é permitir a revogação de acordos em caso de vazamento à imprensa.
Já em relação à anistia, como o relator das medidas propostas pelo Ministério Público não acatou o texto apresentado, líderes partidários cogitam apresentar uma emenda conjunta para evitar que apenas um deputado sofra o desgaste de promovê-la sozinho.
“Está todo mundo cheio do ativismo do MP”, teria dito um importante porta-voz da base do governo Michel Temer, em claro sinal de que parte expressiva do Congresso vê a Lava Jato como rival.