Nova onda de calor afeta Brasil neste final de semana

O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calorneste final de semana, com destaque para o centro-oeste do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem atingir até 40º C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta será a terceira onda de calor registrada no país em 2025. As duas primeiras ocorreram entre 17 e 23 de janeiro e de 2 a 12 de fevereiro, também no estado gaúcho.
Segundo o Inmet, uma onda de calor é definida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como uma situação em que as temperaturas máximas diárias superam em 5º C ou mais a média mensal, por pelo menos cinco dias consecutivos. Além disso, a condição deve afetar uma área ampla.
Enquanto isso, a Região Norte continua a registrar instabilidades, especialmente entre o Amapá e o Maranhão, devido à presença da zona de convergência intertropical (ZCIT). A previsão é de volumes de chuva que podem chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.
No restante do país, há previsão de fortes chuvas, com aviso amarelo de perigo potencial. O volume médio de precipitação estimado é de até 50 mm, e os ventos podem alcançar até 60 km/h.