Nova regra de armazenamento da Pfizer vai permitir que todos municípios possam receber a vacina

 Nova regra de armazenamento da Pfizer vai permitir que todos municípios possam receber a vacina

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) que, com as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, o imunizante terá condições de ser enviado para todos os municípios do país. Até o momento, a vacina estava restrita às capitais.

“É uma notícia muito boa que nos permite concluir a possibilidade de interiorização da vacina Pfizer (…) Então, com isso, a gente consegue atingir todos os municípios brasileiros”, informou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz.

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. “Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, disse a agência, em nota.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.

Para a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, a autorização da Anvisa vai permitir que mais brasileiros recebam a vacina.

“A mais recente autorização da Anvisa abre portas para ampliar a imunização contra a Covid-19 com a vacina Pfizer/BioNTech. É muito gratificante saber que os mais de 5.500 municípios brasileiros terão a possibilidade de receber a nossa vacina.”

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading