Nova variante do coronavírus é descoberta no Brasil; cepa já circula na Bahia

 Nova variante do coronavírus é descoberta no Brasil; cepa já circula na Bahia

Uma nova variante do coronavírus foi descoberta em circulação no Brasil. De acordo com a Rede Corona-ômica e instituições parceiras do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a cepa N.9 já circula no Nordeste, Norte, Sudeste e Sul e deve ter surgido entre junho e setembro de 2020.

Os pesquisadores apontam que a variante é mais preocupante, porque contém a mutação E484K, na proteína S. Ela é a mesma encontrada nas variantes de Manaus, Reino Unido e África do Sul. Essas cepas estão associadas a um maior índice de transmissibilidade da doença.

A nova variante foi descoberta pela primeira vez em amostras colhidas em novembro, no estado de São Paulo. Depois disso, se espalhou e foi encontrada em amostras da Bahia, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe.

Segundo um artigo pré-publicado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a cepa é classificada como de baixa prevalência por ter sido encontrada em 3% das amostras (35 genomas).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading