Novo Nopaper passa a agregar procedimentos legislativos e administrativos na Assembleia

 Novo Nopaper passa a agregar procedimentos legislativos e administrativos na Assembleia

Plataforma unifica os procedimentos legislativos e administrativos da Casa

O novo sistema Nopaper Legis da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) entrou em funcionamento nesta segunda-feira (4). A ferramenta passa a integrar, em um só ambiente digital, sistemas como o Parlanet, GAP, Proclegis, Parlamentares e o Paperless. Assim, a plataforma unifica os procedimentos legislativos e administrativos em um só lugar.

Para assegurar o melhor aproveitamento do Nopaper Legis, todos os setores da Casa passaram por treinamento nas últimas duas semanas. Neste novo sistema, todo o processo legislativo poderá ser acompanhado e acessado em tempo real, de qualquer lugar, de maneira totalmente online, por estar hospedado na nuvem.

A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, afirma que este é mais um passo em direção à modernização do Legislativo baiano. O armazenamento em nuvem, através do Nopaper Cloud, representa mais segurança e integridade dos dados legislativos. “Vamos seguir com as ações práticas de digitalização, transparência e otimização de todos os segmentos do Parlamento”, afirmou.

Dessa forma, a ferramenta integra a rotina de áreas legislativas, comissões, atos oficiais, do departamento de processo legislativo, da Secretaria Geral da Mesa, informações dos parlamentares, da taquigrafia, entre outros. Assim, o Nopaper Legis proporciona maior produtividade ao padronizar os procedimentos legislativos e administrativos.

TRAMITAÇÃO DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS

A ferramenta Nopaper Legis é mais um avanço da Assembleia Legislativa na otimização do processo legislativo. O aprimoramento do sistema permite um controle mais rigoroso de destinatários e prazos dos procedimentos. Assim, com base nas regras do regimento interno, esta nova ferramenta oferece mais transparência e eficiência em todas as etapas do processo legislativo.

“Os 63 deputados estão comprometidos com o aumento da produção legislativa. Mas não faremos um aumento sem propósito. O nosso compromisso é com o aperfeiçoamento dos processos e a transparência. A tramitação das matérias legislativas em um ambiente integrado permite, com assinaturas digitais, a integridade e autenticidade das informações”, ressaltou a presidente da ALBA.

Nesta nova versão, o Nopaper Legis permite três formas de assinatura eletrônica estabelecidas pela legislação vigente no país: assinatura simples, assinatura avançada e assinatura qualificada, assegurando a conformidade legal e a segurança dos documentos legislativos.

PORTAL LEGISLATIVO

O novo sistema já está disponível no portal da ALBA e pode ser acessado na seção Portal Legislativo. Contudo, por se tratar de uma migração de dados robusta, a consolidação de todas as informações acontecerá em até 10 dias, de modo que, até a conclusão destes processos, alguns dados podem ser alterados ou apresentarem inconsistências.

INTEGRAÇÃO

O diretor administrativo da ALBA, Djalma Abreu, informou que, além do pessoal da diretoria que comanda, funcionários do Departamento de Serviços Auxiliares (DSA) estão integrados ao novo sistema. Nas últimas semanas, mais de 30 pessoas foram capacitadas para dar fluxo ao trabalho, montando toda a parte normativa dos processos, visando trazer celeridade e segurança às atividades na Casa Legislativa.

O gestor explicou que a inovação é uma questão de adaptação, porque o Nopaper básico já é utilizado na parte administrativa, sendo que agora a finalidade é capacitar os servidores, de maneira que possa haver a integração, o mais breve possível, de todas as diretorias, tanto a parlamentar quanto a administrativa. “Com a gestão da presidente Ivana Bastos, a deputada quer essa integração de todas as áreas, com avanços na celeridade dos processos, otimizando a gestão administrativa e garantindo eficiência e transparência em todas as atividades legislativas”, afirmou.

Djalma Abreu esclareceu também que a implantação do Nopaper Legis possibilita agilizar o fluxo de trabalho, sendo possível “desenhar os encaminhamentos de processos dentro da própria ferramenta, assegurando a simplificação de procedimentos e a desburocratização da Assembleia Legislativa”. Para ele, o programa transcende a elaboração de leis com seu módulo de Processo Administrativo Eletrônico. “Qualquer situação que a pessoa desejar, na área administrativa, basta fazer este comunicado e terá um fluxo normal de acordo com a solicitação. A partir daí, cada setor vai determinar o fluxo e a capacidade daquilo. O mais importante de tudo é que o gestor terá uma visão completa sobre a relevância para a administração da Casa”, pontuou.

Por fim, o diretor administrativo considerou que a inovação tecnológica acaba com processos arcaicos e ineficientes, já que dispõe de uma plataforma multifuncional que abrange desde a tramitação de matérias legislativas até a participação cidadã direta, pois a população será beneficiada também ao poder acessar os processos com mais transparência. “A plataforma do Nopaper Legis é desenhada para modernizar, simplificar e tornar mais transparente todos os aspectos do processo legislativo, refletindo o compromisso da atual gestão da ALBA com a inovação e a excelência no serviço público”, concluiu Djalma.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.