Novo sistema viário de acesso ao Parque Shopping Bahia, vai permitir também que a comunidade circule, com melhor mobilidade, por outras regiões da cidade

 Novo sistema viário de acesso ao Parque Shopping Bahia, vai permitir também que a comunidade circule, com melhor mobilidade, por outras regiões da cidade

Conscientes da responsabilidade pela implantação do porte do Parque Shopping Bahia em Lauro de Freitas, seus diretores contrataram os serviços profissionais da TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes, para um estudo de impacto na mobilidade urbana da cidade, após a inauguração do empreendimento. Com mais de 30 anos de atuação, a TTC foi fundada por técnicos pioneiros do setor no Brasil, e conta com profissionais atuantes nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Urbanisno e Know how de trabalhos realizados em entidades e órgãos de projeção nacional e internacional, tanto do setor público como privado.

Utilizando modernas ferramentas e tecnologias para a realização sustentável dos projetos de seus clientes, a TTC destacou o profissional Márcio Fernando Barbosa, arquiteto e urbanista, para esclarecer sobre como ficará o sistema viário da região, após a inauguração do Parque Shopping, dia 03 de março de 2020.

Márcio Barbosa – Arquiteto e Urbanista

Quais ações o Parque Shopping Bahia vai implantar em relação à mobilidade?

Foram analisadas as plantas de implantação e verificado a localização de todos os acessos planejados, e quantificado os volumes veiculares atraídos, com estes volumes foi ajustado o posicionamento das cancelas e a quantidade das mesmas para não haver qualquer tipo de interferência no tráfego de passagem. Aliado a isso, nenhum dos acessos planejados esta nas vias de maior fluxo da cidade: Av. Santos Dumont, e Av Luiz Tarquínio. Com isso o tráfego de passagem não sofrerá nenhum tipo de interferência pelo fluxo de veículos atraído pelo shopping.

Quantas vagas de estacionamento o Parque Shopping Bahia vai disponibilizar para seus clientes?

O Parque Shopping Bahia vai disponibilizar aproximadamente 3 mil vagas. Todo o estacionamento poderá ser acessado por qualquer uma das cancelas. A circulação interna permite circundar todo o empreendimento.

Como será o acesso dos clientes que vierem para o shopping de ônibus?

Os clientes vindos da região norte da cidade terão um novo ponto de ônibus implantado em uma pista marginal, fora da via expressa, e uma passarela para a travessia segura da Av. Santos Dumont. Com a implantação da nova passarela, o semáforo sentido Salvador será retirado, liberando o fluxo veicular neste sentido. Os clientes vindos de Salvador, Itinga, e do Centro, terão um novo ponto implantado junto à Av. Beira Rio, deixando a Av Santos Dumont livre para o tráfego de passagem. Junto a Av. Luiz Tarquínio, após a duplicação, haverá novas baias de ônibus, também liberando o tráfego de passagem.

Quem passa atualmente pela frente do empreendimento, não percebe que o shopping esteja investindo em mobilidade.

Como informado anteriormenre, não haverá acesso ao shopping pelas avenidas principais, ou seja, não haverá acesso para o shopping pela Av Santos Dumont, nem pela Av. Luiz Tarquínio.

Para acessar o shopping, os veículos vindos do litoral norte devem pegar uma nova alça junto ao canteiro central, atravessar a pista oposta, semaforiada, e entrar no estacionamento, pelo acesso junto à nova via lateral ao shopping. Estas cancelas darão acesso ao deck park e ao bolsão frontal. Este caminho da acesso também ao CALF, à UNIME, e também à Av. Luiz Tarquínio, sem a necessidade de passar pela Av. Brigadeiro Costa Matos, atualmente estreita e com diversas lombadas.

Para os veículos vindos de Salvador, a nova sinalização vai direcionar os condutores para a nova ponte, em fase de implantação, e para a via lateral, esta dará acesso a outra nova via, com três acessos distintos ao shopping, e às docas, assim como ao Centro e a UNIME.

Veículos originados na Av . Luiz Tarquínio, devem acessar uma destas novas vias e acessar o shopping pelas cancelas existentes.

O shopping vai disponibilizar, em seu site, esquemas de circulação com a localização das entradas e o percurso de cada região com direção ao shopping. No site será possível verificar também todas as intervenções viárias implantadas pelo shopping, nas imediações de seus acessos.

A inauguração do shopping vai atrapalhar o trânsito na cidade?

Veja bem, todo novo empreendimento atrai viagens, então desta forma o viário de acesso será mais exigido, Foram realizadas diversas simulações, inclusive sobrecarregando o volume que o shopping vai efetivamente atrair e o viário de acesso planejado e em fase de implantação aguentou os volumes atraídos estimados.

Na inauguração, será realizado uma grande operação de trânsito, com a colaboração da SETTOP, e da Polícia Militar, além da utilização de monitores de trânsito em diversos pontos do viário de acesso, a fim de controlar, informar e mitigar os possíveis problemas.

As cancelas de entrada serão abertas para não causarem nenhum tipo de retenção no trânsito, e haverá também um monitoramento assistido, realizado pela SETTOP, a fim de informar a necessidade de qualquer ajuste necessário, tanto nos acessos como na sinalização.

Como em qualquer grande equipamento deste tipo, haverá um tempo de acomodação do trânsito, lembrando que o novo sistema viário de acesso ao shopping também servirá para a comunidade acessar regiões da cidade que não possuem vias de acesso hoje.

VM

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading