“O PT está mais vivo do que nunca”, diz Éden Valadares ao destacar eleição direta e renovação no partido

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta terça-feira (13) que o próximo Processo de Eleição Direta (PED) do partido será o mais democrático, transparente e participativo da história da sigla no estado. Em entrevista à rádio Mix FM, Éden destacou que a disputa para a presidência estadual contará com sete candidaturas e sete chapas para o diretório estadual, refletindo a pluralidade de ideias e a força da militância. “O PT é o único partido que faz eleição direta dos seus dirigentes. Estamos organizados em 381 cidades da Bahia, e esse processo vai acontecer em todas elas”, ressaltou.
Éden defendeu a renovação dos quadros do partido como uma forma de fortalecer a legenda, sem abrir mão das lideranças históricas que ajudaram a construir sua trajetória. “Estamos preocupados com os próximos 45 anos. Por isso, buscamos constantemente nos renovar, abrindo espaço para novos nomes, novas ideias, mas caminhando lado a lado com aqueles que estiveram nas lutas do passado e seguem com a gente”, disse. Para ele, a vitalidade do PT está justamente na capacidade de mobilização da base e na união entre gerações.
O dirigente petista também citou como exemplo de renovação e maturidade política a eleição do governador Jerônimo Rodrigues, apoiado pelo senador Jaques Wagner, que abriu mão da candidatura para fortalecer o projeto coletivo do partido. Éden celebrou os avanços da legenda nos últimos anos, como a eleição de 422 vereadores e 50 prefeitos em 2020, além da vitória expressiva de Jerônimo em 2022. “Hoje o PT da Bahia é o maior do Brasil. E Jerônimo tem sido exemplo de dedicação, enfrentando desafios e construindo uma nova Bahia para o povo”, concluiu.