Obras de infraestrutura melhoram a qualidade de vida da população de Lauro de Freitas
A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), segue trabalhando para revitalizar as principais vias, ruas e equipamentos da cidade. Entre os pontos que estão passando por intervenção, estão a Rua Eraldo Barbosa (Pitangueiras), Rua Marta Maria de Jesus (Buraquinho), Rua Marta Aguiar (Vida Nova), faixa de aceleração na saída do terminal de Portão, conclusão do Centro de Iniciação ao Esporte – CIE (Areia Branca) e reforma das Praças Martiniano Maia e João Thiago, localizadas no centro da cidade.
As obras do Terminal de Portão e da Rua Marta Aguiar já estão com 90% dos serviços executados. O terminal contará com a pista de aceleração e desaceleração, facilitando a mobilidade. A Rua Marta Aguiar possui 891 metros de extensão e passou pelos serviços de pavimentação, drenagem para escoamento das águas pluviais, construção de meio fio e calçadas. Dona Joilce Santos mora no local há 17 anos e já está comemorando o resultado. “A pista está ótima. Antes isso aqui era só barro e a nossa rotina tinha muito transtorno. Agora está uma maravilha”, disse.
A Praça Martiniano Maia também está com diversas intervenções de melhorias na estrutura, conforto e acessibilidade. O investimento é em torno de R$ 490 mil, fruto de uma emenda parlamentar. No local, já foram instalados três banheiros (masculino, feminino e PNE) e iniciada a troca de piso por toda a área. Além disso, será feito o serviço de paisagismo, instalação de um parque infantil e iluminação em LED, que oferece uma maior durabilidade, gerando economia para a gestão municipal, mais segurança e modernidade para os comerciantes que atuam na área.
Dona Maria Helena Barreto tem um estabelecimento na Praça Martiniano há mais de seis anos, com a venda de marmitas de almoço e bebidas. Ela está ansiosa pela conclusão e entrega final. “Ainda não está pronto, mas nós já estamos comemorando. Os banheiros irão nos ajudar muito. Acredito que vai ser bom para a gente que trabalha aqui e para os nossos clientes. Espero que a população também saiba conservar e cuidar do espaço. Estamos muito felizes”, comentou.
A Praça João Thiago, tradicionalmente conhecida como ‘Praça da Matriz’, também passará por uma série de atividades. Serão feitos os serviços de recuperação do piso, bancos danificados, revitalização da pintura, plantio de grama, revisão dos telhados dos quiosques e melhoria da acessibilidade. O secretário de infraestrutura Roque Fagundes, explica que as obras serão iniciadas logo após a conclusão da intervenção na Praça Martiniano Maia. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais, levando melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana local. Sabemos que quanto melhor a estrutura, melhor será a qualidade de vida da população”, relatou.
Outras intervenções
A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, também está realizando outras intervenções, em busca de melhorias e avanços na infraestrutura do município. Entres as obras estão a macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, sendo que cinco reservatórios já foram entregues. O sistema de esgotamento sanitário, requalificação asfáltica de 33 ruas, construção no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), urbanização da Lagoa da Base, que já se encontra em fase avançada, com mais de 90% dos serviços executados.
Além disso, em setembro deste ano (2022), foram dadas ordens de serviço para requalificação completa da Avenida Beira Rio e construção de uma ciclovia no trecho do Jardim dos Pássaros, localizado na Avenida Gerino de Souza. Em breve, o município também será contemplado com duas novas Unidades de Saúde da Família (USF), localizadas no Quingoma e Capiarara, além da Unidade de Saúde Mista que prestará atendimento à população no bairro de Jambeiro.