Operação Alta Potência 2 mira facção com atuação interestadual e conexões com o crime paulista

As Forças de Segurança da Bahia, em conjunto com órgãos federais e estaduais de outros três estados, deflagraram nesta terça-feira (18) a Operação Alta Potência 2, que combate uma facção criminosa com ramificações na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
A ação é realizada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Bahia) e conta com o apoio da Secretaria de Administração Prisional (SEAP).
🔎 Alvos e localidades
Ordens judiciais estão sendo cumpridas nos seguintes municípios:
Bahia: Salvador, Jequié, Ipiaú, Serrinha, Itagibá, Ubatã, Gandu, Ilhéus, Porto Seguro e Ibirataia; São Paulo: Guarulhos e Franca; Minas Gerais: Sacramento; Santa Catarina: Barra Velha.
🚨 Facção com atuação nacional
De acordo com as investigações, o grupo criminoso tem conexão direta com uma organização paulista, atuando em diversos crimes:
Tráfico de drogas Tráfico de armas Homicídios Lavagem de dinheiro
As apurações se intensificaram a partir de fevereiro de 2025, após a prisão do líder da facção, localizado na cidade de Barra Velha (SC), onde foi capturado por equipes da Bahia e Santa Catarina.
👮♂️ Efetivo mobilizado
A operação movimenta cerca de 250 agentes das Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública, reforçando o caráter integrado e interestadual da ação.
