Operação Freedom mira núcleo de facção do RJ na Bahia e cumpre mais de 90 mandados

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa originária do Rio de Janeiro que atua no estado.
Ao todo, mais de 90 mandados judiciais estão sendo cumpridos em quatro bairros de Salvador, na Região Metropolitana, em cidades do interior baiano e também no Ceará.
Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça já autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo. Segundo as investigações, os alvos são responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades. A expectativa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é elucidar pelo menos 30 assassinatos ocorridos na capital.
A operação também tem como foco enfraquecer a estrutura da facção, com a prisão de lideranças, a apreensão de armas e bens, além da interrupção do fluxo financeiro utilizado para sustentar o controle territorial e crimes violentos.
Mais de 400 policiais civis e militares participam da ação, envolvendo equipes do DHPP, DIP, Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter, Core, além do apoio da Superintendência de Inteligência da SSP-BA, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil do Ceará (Denarc-CE) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
A Polícia Militar emprega efetivo de unidades especializadas, como Bope, BPatamo, BPChoque, Gemeos, Apolo, TOR, Esquadrão Águia, Cipe/Polo e rondesps Central, Atlântico e BTS, reforçando o enfrentamento ao crime organizado no estado.
