Operação Poeta alcança núcleo financeiro de facção com atuação em Lauro de Freitas

Ação da Polícia Civil da Bahia cumpre 11 mandados e resulta em prisões na capital e no interior
A cidade de Lauro de Freitas foi um dos alvos da Operação Poeta, deflagrada nesta quarta-feira (6) pela Polícia Civil da Bahia. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso de atuação interestadual, envolvido com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.
Coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), a operação cumpriu 11 mandados judiciais, sendo seis de prisão e cinco de busca e apreensão. As prisões ocorreram em Salvador (Mussurunga e Águas Claras), no sistema prisional da capital, e também nos municípios de Lauro de Freitas e Saubara.
As investigações revelaram que o grupo possuía uma estrutura organizada, com núcleos distintos. O núcleo financeiro, comandado por uma mulher presa em Saubara, arrecadava recursos por meio de consórcios internos para financiar as atividades criminosas.
A base de distribuição de drogas e armas estava localizada em Salvador, com ramificações identificadas na Região Metropolitana, em cidades do interior da Bahia e até no estado de São Paulo.
Durante a operação, foram apreendidos porções de maconha, aparelhos eletrônicos e um veículo, que serão periciados. Os materiais coletados poderão subsidiar novas fases da investigação.
Além do Draco, participaram da ação equipes da Core, Denarc, Polinter, DIP e Deic, reunindo um efetivo de 128 policiais civis.