Orquestra Sinfônica da Bahia se apresenta hoje em Lauro de Freitas

 Orquestra Sinfônica da Bahia se apresenta hoje em Lauro de Freitas

Fazendo parte da programação “Agosto Negro” a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), estará apresentado o concerto “Música no Quilombo”, nesta sexta-feira a partir das 15h30, no tradicional Terreiro São Jorge Filho da Goméia (Rua Queira Deus, 78, Portão).

Com entrada franca, o evento é promovido pela Prefeitura Municipal do Município e tem o intuito de homenagear as culturas de matriz africana. “Música no Quilombo” terá regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, e a participação do músico Lucas Robatto (flauta) como solista. O concerto  vai reunir um repertório de grandes compositores de épocas e origens diversificadas: Johann Strauss, Pizzicato polka;Antonio Vivaldi, La Notte; Ernani Aguiar, Quatro Momentos para Orquestra de Cordas, e ainda um clássico bem popular, de Gonzagão e Zé Dantas, o Xote das Meninas.

 

O Terreiro – Também conhecido como o Terreiro do Portão, o Terreiro São Jorge Filho da Goméia, localizado em Lauro de Freitas, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em 2004. A Yalorixá Mãe Mirinha de Portão (1924-1989), filha de santo de Joãozinho da Goméia (1914-1971), foi quem construiu a Casa em 1948 e a transformou em Associação, em 1995, com a missão de preservar a cultura afro-brasileira de origem banta. Atualmente, o terreiro é comandado pela neta de Mãe Mirinha, Maria Lúcia de Santana Neves, que adotou o nome de Mameto Kamurici. O terreiro/associação abriga diversos projetos voltados para a comunidade local, como o Ponto de Cultura Bankoma, o Museu e a Biblioteca Comunitária Mãe Mirinha de Portão, o espaço Kula Tecelagem, o Centro de Cidadania Digital, além de cursos de percussão, fabricação de instrumentos, dança, corte e costura e estética afro.

A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, além de músicos de nível internaciona, a exemplo de Jacques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema e Hélène Grimaud, entre outros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading