Outubro Rosa: CRAS de Portão promove ação de cuidado e prevenção para mulheres da comunidade

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Portão, em Lauro de Freitas, se transformou em um espaço de acolhimento e autocuidado nesta sexta-feira (10), com uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa — campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), a ação reuniu dezenas de mulheres da comunidade, que participaram de palestras, demonstrações de autoexame e atendimentos de saúde e cidadania.
Durante a atividade, foram oferecidos aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame preventivo (Papanicolau), triagem para mamografia, além da emissão de documentos essenciais, como carteira de identidade e certidão de nascimento.
“Seguiremos firmes fomentando o debate e promovendo ações sociais que impactam positivamente a vida das mulheres, estimulando o cuidado e a prevenção”, destacou a secretária da SEMDESC, Diana de Souza.
Moradoras da comunidade também celebraram a iniciativa. A dona de casa Vânia Lúcia, de 53 anos, agradeceu pela oportunidade:
“Sou muito grata por essa chance de fazer o exame preventivo de forma rápida. Parabenizo o CRAS por esse evento.”
Já Cosmira Ribeira, de 51 anos, comemorou ao resolver uma pendência documental:
“Além de cuidar da minha saúde, consegui agendar a emissão da minha nova carteira de identidade. Foi um dia muito especial.”
A programação incluiu ainda distribuição de informativos e laços rosa, momento de beleza e autoestima para o público feminino e a presença de representantes da gestão municipal, como o superintendente da SEMDESC, Flávio Anastácio, e a gestora da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (SEMPADHIR), Marjorie Neves.
Com ações como essa, o CRAS de Portão reforça seu papel como ponto de apoio à comunidade e aliado na promoção da saúde, da cidadania e do empoderamento feminino em Lauro de Freitas.