outubro 26, 2021

970×90

Outubro Rosa: SPM promove conscientização sobre o câncer de mama em Lauro de Freitas

Outubro Rosa: SPM promove conscientização sobre o câncer de mama em Lauro de Freitas

Técnicos da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM) visitaram nesta quinta-feira (07), as Unidades de Saúde da Família Noel Alves, em Portão, e Vida Nova, para levar conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, além de divulgar os serviços desenvolvidos pela SPM para o público feminino da cidade. A ação integra uma grade de programação da pasta com foco no movimento Outubro Rosa.

 A secretária da pasta, Juçara Neves, explica que o mote da ação é “mulher a sua vida importa”. De acordo com ela, além de promover iniciativas para proteção, acolhimento, resolução e suporte, a SPM também se preocupa com a saúde da mulher. “O nosso objetivo é também criar na população um senso de prudência, destacando os serviços disponíveis no município, as medidas de prevenção e autocuidado, não somente no mês de outubro, mas durante todo o ano, de modo que as mulheres alcancem melhores condições de vida”, explicou.

Após dialogar com os pacientes da USF Noel Alves, a equipe percorreu as ruas do bairro em direção à Praça de Portão. Durante o trajeto panfletos foram distribuídos. “Nós estamos fazendo esse alerta, porém a prevenção deve acontecer constantemente durante todo o ano. É importante ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, não fumar e evitar bebida alcoólica”, explicou a enfermeira e coordenadora Carla Assis.

Na próxima quarta-feira (13), a SPM promoverá uma palestra para os alunos da Escola Estadual Kleber Pacheco, em Portão, das 8h30 às 10h para dialogar com os estudantes sobre o Outubro Rosa. A intenção é estimular os jovens a levarem informação para dentro das suas famílias. Na quarta-feira (14), a programação segue às 9h30 com live direcionada aos alunos do Colégio Américo Simas.

Durante todo mês a programação segue intensificando a temática dos cuidados relacionados ao diagnóstico precoce do câncer de mama, prevenção e tratamento. Na quinta-feira (21), acontece o Dia Rosa, no Colégio Dois de Julho, na Itinga, direcionado a mulheres munícipes das 8h30 às 12h.

Dia 26 de outubro, em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Sesa), a SPM promove a Feira de Saúde da Mulher, das 9h às 12h, com a realização de testes rápidos, vacinação, palestras e exames preventivos na Praça da Matriz, no Centro. No dia 27, no Quiosque do Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico, acontece palestra para as assistidas do Centro de Referência Lélia González, às 8h.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde