Ouvidores da Saúde participam de formação continuada promovida pela SESAB

Com o objetivo de fortalecer o papel estratégico das ouvidorias no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo qualificação técnica e aprimoramento dos processos de escuta, acolhimento e resposta às demandas da população. A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu a Oficina de Formação de Ouvidores.
O evento, que contou com a participação dos colaboradores da secretaria, foi promovido pela Coordenação de Ouvidoria SUS/Bahia, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) ocorreu de 7 a 11 de julho, na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA).
A Ouvidoria da Secretaria de Saúde atua como um espaço aberto de diálogo entre a população e a gestão, permitindo que os cidadãos expressem suas opiniões, dúvidas e demandas sobre os serviços prestados. Mais do que um canal de escuta, ela é um instrumento fundamental para fortalecer a transparência e a participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade no atendimento à saúde. Como destaca o ouvidor Sérgio Cruz, “a participação nessa formação é fundamental para que possamos aprimorar nosso trabalho, garantindo que as demandas da população sejam ouvidas com atenção e respeito. A ouvidoria não é apenas um canal de reclamações, mas um espaço para construir soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas.”
Ao reunir e encaminhar essas manifestações, a Ouvidoria ajuda a identificar falhas, valorizar acertos e propor soluções, colaborando para uma gestão mais sensível, eficiente e alinhada às reais necessidades da comunidade. A iniciativa integra as ações de educação permanente da SESAB e reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde por meio de uma escuta cidadã mais qualificada e resolutiva. Participaram da formação os ouvidores Aline Gomes, Sérgio Cruz e Jeisa Santos.