PA Santo Amaro de Ipitanga é unidade referência no atendimento a pacientes com sintomas gripais em Lauro de Freitas

 PA Santo Amaro de Ipitanga é unidade referência no atendimento a pacientes com sintomas gripais em Lauro de Freitas

Com cansaço, fadiga muscular, febre e coriza seu Alberto Lima* buscou atendimento médico no Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PA), localizado no Centro de Lauro de Freitas. A unidade, inaugurada há uma semana, é referência para casos com características de síndrome gripal com sintomas respiratórios, dispondo de sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados e sala de isolamento. Lauro de Freitas é o único município da Bahia a oferecer esse tipo de triagem no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O servente de pedreiro e morador do bairro de Portão elogiou o equipamento. “O atendimento é de qualidade, me senti acolhido mesmo neste tempo de tanto medo e incertezas que estamos vivendo”, disse. Ele contou que sentiu os primeiros sintomas há três dias. “Estou o tempo todo em casa, seguindo as orientações de isolamento. Mas comecei a sentir algumas dores e coriza. Na duvida achei melhor vir buscar atendimento médico”, contou.

Na entrada da unidade, as marcações no chão orientam o distanciamento social enquanto aguarda o atendimento. “O paciente deve permanecer no espaço até a marcação vermelha mais ou menos um metro e meio de distância da recepcionista. Em seguida, ele será encaminhado para a triagem feita por um enfermeiro e logo depois para o atendimento médico. Orientamos que acompanhantes aguardem nos jardins, do lado de fora da unidade para evitar aglomeração”, relata a enfermeira Naraiane Santos. 

O coordenador de combate ao coronavírus e médico, Vidigal Cafezeiro, explica que o PA é referência no município para atender casos característicos da síndrome gripal e estabilizar quadros com maior gravidade. “Essa é uma unidade de suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde podemos aferir pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. Caso necessário também realizamos a transferência para unidades do estado de maior porte como Couto Maia, Ernesto Simões e Hospital Espanhol”, disse.

 

Nesta quinta-feira (23), o município registrou 38 casos positivos para covid-19. Destes casos, 17 estão de alta médica, com quatro mortes confirmadas pelo coronavírus e mais um óbito de um paciente do Rio de Janeiro. Os bairros com maior incidência são Itinga e Caji com seis confirmados cada e Vilas do Atlântico com cinco pacientes do coronavírus.   

*Nome fictício para preservar a identidade dos pacientes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading