outubro 27, 2020

970×90

PA Santo Amaro de Ipitanga realizou mais de 7 mil atendimentos em três meses

PA Santo Amaro de Ipitanga realizou mais de 7 mil atendimentos em três meses

Referência no atendimento a síndromes gripais, respiratórias e sintomáticos da Covid-19, o Centro de Triagem que funciona no Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga, localizado no centro da cidade, completou três meses de inaugurado com a marca de mais de sete mil atendimentos realizados.

O PA possui todo o suporte, com teste, análise e diagnóstico da Covid-19. A sala vermelha é equipada com três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico para aferição de pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. A unidade conta ainda com sala de Raio X, laboratório e eletrocardiograma.


Logo na entrada, os acompanhantes são orientados a permanecerem sentados na área externa sob toldos para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. A recepção é organizada com a indicação de que os pacientes devem sentar-se com a separação de uma cadeira entre eles. Marcações no chão indicam o distanciamento ideal para garantir a segurança dos profissionais que atuam na recepção realizando as fichas de atendimento.

De acordo com o protocolo de atendimento, inicialmente o paciente passa pela triagem de classificação de risco realizada pela equipe de enfermagem, em seguida é direcionado para consulta com médicos clínicos. “O médico avalia a necessidade da realização de exames conforme os sintomas apresentados por cada paciente. A unidade diagnostica a Covid-19 através de teste rápido, coleta de material para o exame laboratorial ou através da análise clínica epidemiológica”, explica a secretária de Saúde, Maria Isabel Andrade.


O equipamento conta com apoio de equipes multidisciplinares e ambulância de suporte avançado para realizar a transferência de pacientes em estado grave. Além disso, para os profissionais do PA a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) implantou um túnel de desinfecção que garante a segurança na hora da desparamentação dos equipamentos de segurança individuais.

O PA Santo Amaro de Ipitanga disponibiliza ainda sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados na sala vermelha e sala de isolamento. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio, sendo três para ventilação mecânica invasiva. “Além do diagnóstico a unidade busca a transferência dos pacientes quando necessário para hospitais com suporte para alta complexidade. Até hoje foram realizadas 111 transferências em nossa unidade móvel”, explicou a Maria Isabel.

Jornalista Giovanna Reyner
21/07/2020
Foto ASCOM PMLF
ASCOM/PMLF
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde