Parceria com Ongs leva programa às escolas municipais de Lauro de Freitas para discutir uso precoce de álcool

 Parceria com Ongs leva programa às escolas municipais de Lauro de Freitas para discutir uso precoce de álcool

Sensibilizar os adolescentes sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas é uma das propostas do programa Na Real, que tem levado às escolas da rede municipal de Lauro de Freitas atividades teatrais, lúdicas e interativas para discutir o tema.

Nesta quinta-feira (27), foi a vez da Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, receber o programa, que deverá ser levado a mais 16 unidades de ensino da rede, com o objetivo de alcançar cerca de 9.500 estudantes do nível fundamental II, na faixa dos 12 aos 17 anos.

Para a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão, abordar o assunto de maneira suave ajuda os estudantes a internalizar os riscos do uso de bebidas. “É uma fase em que o cérebro está em formação, motivo pelo qual cientistas apontam que o consumo de álcool prejudica o desenvolvimento cognitivo”, avalia.

As atividades são realizadas nas escolas por mediadores do programa, que exibem conteúdos temáticos em uma plataforma on-line para provocar o debate. Há, ainda, a peça teatral que aborda as consequências nas vidas de três adolescentes que fazem uso precoce de álcool.

A iniciativa de levar o programa para as escolas é fruto de uma parceria da Coordenação de Educomunicação da SEMED com o Instituto Diageo, o Instituto Aliança, a Afeto (Educação Comunicação e Juventudes) e a CIPÓ – Comunicação Interativa.

“Essa parceria é importante para trazer uma discussão tão relevante sobre saúde na escola, de forma leve, interativa e lúdica, a respeito do acesso dos adolescentes a drogas lícitas, como o álcool”, avalia a diretora de Educomunicação, Gabriella Santana.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.