dezembro 08, 2021

970×90

Parceria da Prefeitura com iniciativa privada leva reflexão sobre abuso de drogas para trabalhadores da construção civil

Parceria da Prefeitura com iniciativa privada leva reflexão sobre abuso de drogas para trabalhadores da construção civil

Prevenção, tratamento e problemas para saúde física e mental acarretados pelo uso de substâncias psicoativas foram alguns dos assuntos abordados durante palestra ministrada, na manhã desta segunda-feira (22), pela Superintendência de Prevenção e Combate às Drogas da Prefeitura de Lauro de Freitas para colaboradores da empresa Zopone.

A ação integra a programação Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), promovida pela iniciativa privada com o apoio da Prefeitura. Durante quase duas horas, experiências foram trocadas de forma leve e descontraída no intuito de construir conhecimento com várias perspectivas de enfrentamento do problema. A palestra foi conduzida pelo especialista em gestão em Política de Segurança Pública e Privada, Jefferson Costa.

O coordenador regional da Zopone, Marco Antônio Carvalho, relata que recentemente um funcionário da empresa perdeu a vida ao dirigir após ter consumido álcool. “Queremos chamar a atenção para o problema e fazer com que nossos colaboradores levem os conhecimentos adquiridos nas palestras para dentro de seus lares, porque os familiares também podem estar passando por algo assim”, disse.

Carvalho avalia a parceria com a Prefeitura como positiva e acredita que o objetivo em trabalhar a prevenção é alcançado com diálogo. “O assunto tem que ser discutido. Qualquer um de nós está suscetível a passar por isso e falar sem tabus é importante”, completou.

“Esse momento é importante porque nos leva a uma reflexão que envolve nossas vidas e também nossas famílias. Então se nós estivermos bem todos estarão bem, porém se acontecer como este colega que perdeu a vida, a nossa família sofre. Então é importante trazer essa conscientização”, disse Ana Amélia Souza, assistente administrativa da empresa.

O superintendente José Paulo Silva de Souza, explica que a estratégia em debater os assuntos relacionados ao álcool e drogas tem sido intensificada pela Prefeitura em espaços mais próximos da comunidade como Centro de Atenção Psicossocial (Caps), associações de moradores, empresas, terreiros e escolas. “Atualmente recebemos a chamada de muitas empresas no município para abordarmos tecnicamente este assunto. O objetivo é trazer a reflexão e estimular uma vida saudável”, falou.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde