Parlamentares reclamam de valor reservado por Lula para fundo eleitoral e preparam aumento
Deputados e senadores manifestaram preocupação com o valor proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio da Silva para o fundo eleitoral, que é destinado ao financiamento público das campanhas eleitorais. De acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual, o montante estimado para financiar as candidaturas a prefeito e vereador em 2024 é de aproximadamente R$ 1 bilhão. Parlamentares ouvidos pelo jornal “O Globo” preveem que esse valor será aumentado pelo Congresso Nacional.
Mesmo entre os aliados do presidente Lula, existe a opinião de que o valor inicialmente proposto pelo governo precisa ser revisado. No ano anterior, o fundo eleitoral alcançou cerca de R$ 5 bilhões.
O líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), destacou que, apesar de parecer um valor substancial, ele não atende à demanda esperada de candidaturas que serão lançadas no próximo ano. “Na minha opinião, pode parecer um número alto, mas para um país como o nosso, são mais de 5 mil municípios, não dá. Vai ter que aumentar”, afirmou.
Fonte: Política Livre