Participação popular e alegria marcam cortejo da Lavagem de Jauá

 Participação popular e alegria marcam cortejo da Lavagem de Jauá

A alegria, fé e tradição desfilaram nos cerca de três quilômetros do cortejo da Lavagem de Jauá em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos pescadores, neste sábado (1°). Milhares de pessoas se reuniram na celebração realizada pela Prefeitura de Camaçari, que segue com programação até domingo (2) com a parte profana da festa.

Em agradecimento a Bom Jesus dos Navegantes, o prefeito Luiz Caetano falou a toda população da localidade. “Agradeço ao povo de Jauá, ao povo daqui da região, por essa organização dessa festa tradicional. Estou dando o meu melhor para reestruturar a cidade, para melhorar a cidade, a nossa orla inteira, o nosso município a partir das políticas públicas como saúde, educação, transporte, turismo e cultura, como a gente viu aqui hoje, essa manifestação cultural linda que vocês fizeram, homenageando o nosso povo e a nossa gente”, vibrou.

Também presente, a secretária de Cultura, Elci Freitas, acompanhou o cortejo ao lado dos grupos culturais e fez um balanço dos ciclos de lavagens. “Foram maravilhosas. A gente está encerrando a nossa última, para fechar o mês de janeiro, e já, já a gente volta com mais em Arembepe. A cultura e a fé sempre caminhando juntas em todas as lavagens”, finalizou.

O contra-mestre, Jorge Pica-pau, do Grupo de Capoeira Aquilombar, levou 21 pessoas para o cortejo. “São alunos oriundos do quilombo de Cordoaria, uma comunidade que tem aqui na zona rural de Camaçari, e parte da comunidade da Gleba H, são dois núcleos que a gente tem de trabalho social. Temos feito esse trabalho com a capoeira, resgatando a cultura local, principalmente do quilombo, que estava um pouco perdida, e contribuindo para que a nossa cultura não seja esquecida”, afirmou.

Participaram ainda do trajeto representantes dos grupos Samba de Caboclo de Parafuso, Grão de Areia, Boi Estrela de Barra de Jacuípe, Dança Movimento Ancestral, Procurando Arte, além das charangas Popular de Abrantes e da Fanfarra Municipal Popular de Vila de Abrantes (Fampa). Ao fim, a cantora Jailma Araújo entoou o hino ao Senhor do Bonfim.

Muito animadas, as amigas que trabalham no município de Pojuca, mas têm vínculo com Jauá, aproveitaram a lavagem. “Festa maravilhosa. Todo cortejo maravilhoso, tudo organizado, um dia de paz. Que essa paz se prospere por muitos e muitos anos”, afirmou a assistente administrativa, Cristina Pereira de Jesus, 52 anos. O entusiasmo foi reforçado pela biomédica, Tessilia Pereira, 48 anos. “Também fazemos parte de Camaçari, que é a nossa cidade também”, disse ao declarar o amor pela localidade da orla de Camaçari e pelas festas populares.

Após o cortejo religioso, a festa profana deu início na localidade. A coordenadora de Eventos, Aline Marques, falou o que o público pode esperar da festa. “Primeiro, muita organização. A tarde temos os blocos independentes que existem aqui. Tem palco na praia com samba, neste sábado e domingo, que é um pedido da comunidade. E na arena, uma diversidade de bandas, de ritmos. Ficou uma grade muito diversificada, acolhendo, inclusive, o pedido da comunidade. A gente tem feito muito essa sintonia, essa parceria dos eventos com a população. Eu acredito que vai ser muito bacana, muito bom, muito participativo”, pontuou.

A Lavagem de Jauá, que integra o ciclo das tradicionais lavagens do município, é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov). O evento conta com apoio de diversas pastas da administração municipal, a exemplo das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Cultura (Secult), e da Saúde (Sesau), além de órgãos, como a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, e parceria com as polícias Militar e Civil.

*Confira a programação:*

*1º de fevereiro (sábado)*

*BLOCOS DE RUA*
Só Bora
União do Guetto

*PALCO PRAIA*
Dayna Lins
Illy

*PALCO ARENA*
Neide Bassan
Alex Sander
Berguinho
Simpa
Kart Love
Everton Cardoso

*2 de fevereiro (domingo)*

*BLOCO DE RUA*
Enchendo e Derramando

*PALCO PRAIA*
Banda SDL
Nadja Meireles

*PALCO ARENA*
Elvis Salgado
Beat Brasil
Júnior Bahia
Filhos de Jorge
Sérgio Júnior – O cara da seresta
Banda Pagod’art

Fotos: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.