Páscoa é celebrada com atividades para atendidos no CAPSi e Natea

 Páscoa é celebrada com atividades para atendidos no CAPSi e Natea

Ornamentos coloridos e temáticos enfeitaram as paredes, adultos e crianças desfilaram com as “orelhas de coelhinho”, sem contar nas brincadeiras, atividades lúdicas e músicas animadas. Assim foi a manhã desta terça-feira (15), durante ação em celebração à Páscoa, que envolveu crianças e adolescentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) e no Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), serviços especializados da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

A ideia foi promover interação e socialização, envolvendo, além dos atendidos, as respectivas famílias. Durante o evento – realizado na sede do CAPSi, localizado no bairro Parque Verde –, também foram distribuídos doces, realizada oficina de pintura, desenhos temáticos para colorir, recorte e colagem de figuras relacionadas à Páscoa, caça aos ovos de chocolate, além de brincadeiras, que envolveram textura, cores, e coordenação motora.

Milena Paixão, 13 anos, acompanhada no CAPSi, aproveitou diversas atividades durante a ação. Ela falou do entusiasmo em participar de momentos de interação, seja durante o atendimento na unidade ou em eventos especiais, como o desta terça. “O atendimento aqui é muito bom. Eu estava passando por um momento difícil e a equipe profissional tem me ajudado muito, principalmente com as atividades em grupo, acho bem legal essa dinâmica. E hoje, a coisa que mais quero é pintar um quadro”, contou a adolescente sorridente, ao destacar gostar da Páscoa e, principalmente, dos doces.

A mãe de Milena, a agricultora Neide Paixão, 47 anos, enfatizou a importância de ações que promovam a socialização, tanto dos atendidos quanto das famílias. “O acolhimento que estamos recebendo no CAPSi tem sido um aprendizado para mim também, porque no momento que minha filha está sendo atendida por especialistas, eu posso, também, estar em outra sala, com a equipe profissional, adquirindo conhecimento, principalmente, de como lidar com ela. Então, é muito especial atividades como essa, porque reforça essa acolhida dispensada aos atendidos e às famílias. E faz com que os pacientes se sintam abraçados, alegra o coração deles e mostra que são amados e respeitados”, afirmou a moradora do Parque Verde II.

Outro atendido que aproveitou as atividades de celebração da Páscoa, foi Alex Nascimento, 7 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA). A mãe do garoto, Andreia Costa, 42 anos, enfatizou a alegria em ver o filho se divertindo. “Ele está amando, desenhou, comeu chocolate, e está contente. E eu também achei tudo lindo”, disse a dona de casa, residente do Ponto Certo.

A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) da Sesau, Rucelly Finamori, destacou que a intenção foi proporcionar um momento doce e lúdico para os atendidos nos equipamentos. “O objetivo é o de integrar as equipes, divertir e levar alegria e prazer às crianças e adolescente, estimulando a imaginação e o aprendizado. Aproveitamos para desejar que a Páscoa seja um momento de renovação e de muita reflexão, para que possamos ser melhores a cada dia, e que nos ensine a perdoar, a amar e a respeitar as diferenças” afirmou.

Na quarta-feira (16), às 14h, a data comemorativa será celebrada com uma programação especial, voltada para pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II). Por lá, acontecerão brincadeiras, atividades de psicomotricidade, pintura facial, escultura de balões, caça aos ovos de Páscoa, dentre outros.

Fotos: Emile Lira

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.