Pavimentação asfáltica, saúde e geração de empregos são debatidos em Planos de Bairro do Quingoma

 Pavimentação asfáltica, saúde e geração de empregos são debatidos em Planos de Bairro do Quingoma

A população do Quingoma compareceu em massa a audiência do Planos de Bairro na noite desta quarta-feira (25). Realizado no Colégio Municipal Quingoma, o encontro tratou, entre outras questões, da pavimentação asfáltica de ruas, ampliação dos serviços de saúde, e geração de empregos. A demarcação de terras quilombolas também foi tratada durante a reunião, que contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Com inauguração prevista para janeiro do próximo ano, o Hospital Metropolitano, que está sendo construído pelo Governo do Estado no bairro do Capelão, vai ampliar consideravelmente o acesso da população de Lauro de Freitas e municípios vizinhos a serviços de saúde. O equipamento contará com 265 leitos, 55 deles de UTI, atendimentos de urgência e emergência, centro cirúrgico e diagnóstico por imagem. Também está em fase de finalização pelo município as obras do Pronto Atendimento do Centro da cidade.

Durante o encontro, a prefeita anunciou ainda que já encaminhou ao Governo do Estado projeto para construção de um posto de saúde no bairro do Quingoma, e aguarda a disponibilização dos recursos para a realização das obras. Este ano o bairro recebeu duas edições do Programa Jorge Novis Itinerante, que disponibilizou para os moradores consultas com oftalmologista, clínico geral e proctologista, além de exames de raio-X, eletrocardiograma, ultrassonografia e preventivo ginecológico.

A pavimentação asfáltica da Estrada do Quingoma também ocupou a pauta de discussões. As obras seguem paralisadas por conta da suspensão no repasse dos recursos por parte do Governo Federal. A gestão municipal e o governo do estado têm cobrado a liberação dos recursos para conclusão das obras. A pavimentação da estrada que dá acesso a Creche Irmã Terezinha, também solicitada pela população, já conta com projeto finalizado e aguarda recursos do Governo do Estado.

Além das ações anunciadas, também será lançado em breve o Programa Amigo do Microempreendedor Individual (AMEI), que vai criar condições para que moradores do município possam prestar serviços para a Prefeitura em diversas áreas, gerando emprego e renda. O bairro recebeu este ano a Feira da Economia Solidária, promovida todo sábado pelos produtores locais em parceria com a Prefeitura. Na feira são comercializados produtos de diversas cadeias produtivas, como costura criativa, gastronomia e agricultura familiar.

Demarcação do Território Quilombola

A partir de outubro será iniciada mais uma rodada de reuniões para tratar da demarcação do Território Quilombola do Quingoma. A proposta formulada pelo Governo do Estado e INCRA foi debatida com a prefeita Moema Gramacho e representantes da comunidade também nesta quarta-feira (26), e será discutida de forma mais ampla com a população do Quingoma em outubro.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Danilo Magalhães

ASCOM/PMLF

Tel.: 3288-8371

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.