PDT avança para integrar base de Jerônimo; prefeitos articulam reunião com governador

O PDT da Bahia pode estar mais próximo de integrar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Lideranças do partido solicitaram ao presidente estadual da sigla, deputado federal Félix Mendonça Júnior, uma reunião entre os oito prefeitos pedetistas e o governador para discutir o futuro da legenda. O pedido foi feito durante um almoço nesta quinta-feira (13) com os ex-prefeitos Luciano Pinheiro (Euclides da Cunha) e Silva Neto (Araci), que recentemente se encontraram com Jerônimo e relataram o interesse do governo na aliança.
Luciano Pinheiro e Silva Neto defendem que o PDT se una à base governista, reforçando que essa posição pode fortalecer a sigla para as eleições de 2026. “Na base aliada, poderemos crescer, o que não ocorrerá se estivermos na oposição”, argumentou Luciano Pinheiro. Félix Mendonça tem mantido diálogos internos e conversas com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que já demonstrou interesse na adesão dos pedetistas ao grupo político de Jerônimo.
O deputado confirmou que aceitou o pedido das lideranças e que a reunião deve ocorrer ainda este mês. “Faremos uma reunião republicana entre o governador e os prefeitos do partido que foram eleitos em 2024, conforme solicitaram Silva e Luciano”, declarou. Questionado se isso pode significar a entrada do PDT na base do governo, Félix desconversou: “Tem o ditado que é conversando que a gente se entende”.
Além do posicionamento político, o encontro também abordou a formação da chapa de candidatos do PDT para as eleições de 2026.
Outro tema tratado foi o possível retorno do prefeito de Pedrão, Marcílio Menezes (MDB), ao partido, reforçando o grupo pedetista no estado.