PDT deve comandar nova secretaria responsável pela Ponte Salvador–Itaparica

O PDT caminha para assumir papel de destaque no governo baiano com a condução da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica (Seponte), estrutura que está em processo de criação para centralizar as ações ligadas à obra e seus desdobramentos urbanísticos. A legenda já bateu o martelo em torno do nome de Andrea Mendonça, ex-secretária estadual e irmã do deputado federal e presidente estadual do partido, Félix Mendonça Jr.
O projeto que institui a Seponte tramita na Assembleia Legislativa da Bahia e deve ser votado ainda neste mês de setembro, em rito acelerado. A base do governo de Jerônimo Rodrigues espera aprovação sem grandes entraves, embora haja sinais de resistência da oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).
Andrea Mendonça soma passagens relevantes no setor público. Já esteve à frente de secretarias municipais em Salvador, como a recém-criada Secretaria Especial do Mar, além de ter presidido a Junta Comercial da Bahia. No Executivo estadual, foi titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), cargo que chegou a ser reivindicado novamente pelo PDT neste ano, mas que acabou entregue ao professor Márcio Gomes, aliado próximo ao governador.
Com a Secti fora do alcance, a criação da Seponte surgiu como alternativa política para contemplar o PDT e, ao mesmo tempo, reforçar a prioridade do governo no acompanhamento da ponte Salvador–Itaparica, considerada uma das obras mais estratégicas para o desenvolvimento da Região Metropolitana.
No último sábado (13), Félix Mendonça Jr. esteve ao lado do governador em agenda em Vera Cruz, município que será diretamente impactado pela ligação rodoviária. O gesto consolidou a aproximação entre o PDT e o Palácio de Ondina, e a indicação de Andrea Mendonça para a Seponte deve ampliar a presença da sigla na administração estadual, fortalecendo sua influência em setores-chave da economia e da infraestrutura.
Com essa movimentação, o PDT reforça sua aliança com o governo Jerônimo Rodrigues e se distancia definitivamente do bloco oposicionista liderado por ACM Neto.