PDT e PP brigam por cabeça de chapa

 PDT e PP brigam por cabeça de chapa

Com as pré-candidaturas do deputado estadual Pastor Sargento Isidório e do ex-titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva, PDT e PP medem forças para ver quem encabeçará uma possível chapa composta ainda por PTN e PR na disputa pela prefeitura de Salvador em outubro próximo. Mais uma rodada de negociações aconteceu ontem à noite, e a expectativa é de que haja definição até sexta-feira (22). Às vésperas das convenções partidárias, que têm início no próximo dia 20 e vão até 5 de agosto, a queda de braço já se acirra em público.

Aposta do PDT, o pré-candidato Pastor Sargento Isidório disse ontem que “Deus queira que ele (Cláudio Silva) seja meu vice, pois é muito competente”. Isidório disse que se reuniu ontem com o vice-governador do Estado, João Leão (PP); com o presidente do PR na Bahia, deputado José Carlos Araújo; e com o presidente do seu partido, Félix Mendonça Jr; e que do encontro saiu o indicativo de que Claudio Silva pode ser vice em uma possível chapa encabeçada por ele. “Estamos buscando uma composição com os partidos. Ou sai uma única candidatura [a dele] ou sai mais outro nome. O João Leão está tentando uma conversa que unifique todo mundo”, afirmou Isidório.

Cláudio Silva, por sua vez, diz que o PP tem intenção de manter sua candidatura. “Não foi definido nada ainda como Isidório falou. Ainda vamos discutir se marcharemos juntos. Já existe o bloco PP, PR e PTN. Entendemos que quem vai encabeçar essa chapa precisa ter qualidade na gestão e habilidade na política para enfrentar ACM Neto (DEM)”, afirmou o progressista. Mas ele deixa no ar que pode abrir mão de ser cabeça de chapa. “Se houver uma decisão partidária de que isso é melhor, vamos seguir. Estamos fazendo um projeto partidário de oposição e temos que nos posicionar na melhor condição”. O pré-candidato do PP, contudo, provocou o concorrente Isidório. “Parafraseando o deputado Sargento Isidório, ‘Deus queira que ele seja meu vice’, porque o trabalho social dele vai nos ajudar”.

Responsável pelas articulações do PP com aliados em Salvador e na região metropolitana (RMS), o deputado federal Cacá Leão disse à Tribuna na sexta-feira (15) que, pelo menos por ora, as conversas se dão no sentido de convencer PTN e PR a aderir à pré-candidatura de Cláudio Silva.

‘Populismo’ enfraquece PDT

Apesar de o PCdoB (que tem como candidata a deputada federal Alice Portugal) defender chapa única da oposição, PDT, PP, PR e PTN avaliam que a melhor alternativa para o grupo é sair com dois candidatos. No primeiro encontro, Cláudio Silva saiu com relativa vantagem em relação a Isidório para encabeçar a chapa.

Além de ter sido considerado ‘mais bem preparado tecnicamente’, não teria a desvantagem de ter aparecido num vídeo cheirando a genitália da mãe e ainda fazendo propaganda homofóbica como Isidório, que embora mais conhecido e popular, pode ser avacalhado na campanha por este motivo e pelo seu populismo.

Na prática, há quem aposte que a chapa ideal seria a liderada por Silva com Isidório como vice, embora nada impeça que os partidos decidam pelo inverso, lançando o progressista como vice do pedetista. Com informações Romulo Faro e Raul Monteiro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading