PDT pode definir apoio ao governo da Bahia em 2 de maio, diz líder partidário

O presidente estadual do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, confirmou que o partido pode oficializar seu apoio ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) já no próximo 2 de maio, quando o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, estará em Salvador para discutir o assunto.
Segundo Mendonça Júnior, as tratativas já estão em andamento, a pedido de prefeitos e vereadores do PDT alinhados com o governador. A única resistência interna seria o deputado federal Léo Prates, que busca a reeleição pela sigla e não pretende seguir a possível mudança de posicionamento. No entanto, o líder estadual acredita em uma solução negociada.
“Tem conversas em andamento há algum tempo. No dia 2, o presidente Lupi vem a Salvador para conversar com o governador, e o martelo pode ser batido sim”, afirmou.
Quanto aos vereadores da base do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e da vice-prefeita Ana Paula Matos, que também não devem acompanhar a possível guinada do PDT, Mendonça Júnior minimizou o impacto, destacando que a legenda apoiou Reis em 2024 e que, nas próximas eleições, os candidatos deverão seguir a orientação partidária.
“Apoiamos Bruno Reis oferecendo a vice ao PDT, e nossos vereadores que tiveram legenda o apoiaram em 2024. Agora, se o partido definir uma nova posição, o natural é que os candidatos sigam essa decisão. Quanto ao Léo Prates, vamos sentar, dialogar e esperamos uma solução harmoniosa”, concluiu.