Pedro Tavares cobra explicações sobre paralisação do Porto Sul e da Fiol na Bahia

O deputado estadual Pedro Tavares (União) voltou a cobrar dos governos estadual e federal uma posição sobre a paralisação das obras do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. Segundo o parlamentar, os empreendimentos — aguardados há mais de 15 anos — têm potencial para transformar a economia do sul do estado, mas seguem sem avanços concretos.
“Subo mais uma vez a esta tribuna para cobrar dos governos do estado e federal uma explicação para a população do sul da Bahia em relação à paralisação das obras. O Porto Sul é um sonho antigo dos moradores, que carecem de investimentos para ampliar emprego, renda e movimentar a economia local. Lamentavelmente, até hoje não tivemos uma satisfação”, afirmou.
Tavares lembrou que representantes da BAMIN, responsável pelos projetos, estiveram na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) há alguns meses e apontaram a necessidade de novos aportes financeiros para dar continuidade às obras. Porém, segundo o deputado, não houve resposta desde então.
“É um silêncio ensurdecedor”, criticou.
O parlamentar também destacou a frustração da população com a demora:
“Ninguém aguenta mais esperar por uma obra que já ultrapassa 15 anos desde o seu início. Reitero a cobrança: quando o Porto Sul e a Fiol vão se transformar em realidade?”
Segundo Tavares, a falta de definição compromete o desenvolvimento da região e reforça a necessidade de soluções urgentes.
