Pedro Tavares defende interligação das bacias para salvar barragem de Mirorós na região de Irecê

Há meses, Tavares tem cobrado do Governo da Bahia ações efetivas para enfrentar a situação da seca
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) voltou a cobrar do Governo do estado uma medida urgente para conter a crise hídrica que atinge a região de Irecê. O parlamentar defende a interligação das bacias hidrográficas, ligando o Rio São Francisco ao Rio Verde, como forma de garantir o volume e a estabilidade da Barragem Manoel Novaes (Mirorós). O reservatório, que abastece diretamente oito municípios da microrregião, está em situação crítica devido à prolongada estiagem.
Tavares se uniu ao apelo do prefeito de Ibipeba, Rhallber Amorim, que fez um vídeo direto da Barragem e publicou nas redes sociais, mostrando o cenário preocupante e pedindo socorro às autoridades estaduais e federais. O prefeito também defende a interligação como solução para garantir o abastecimento de água, ao lembrar que o recurso é para consumo humano, irrigação e pecuária.
“A Barragem de Mirorós está em situação alarmante. A seca ameaça diretamente a vida das pessoas. A interligação das bacias é urgente. Fazemos esse apelo ao Governo do estado por uma resolução, pois a população não pode ficar sem água”, alertou o deputado.
Há meses, Tavares tem cobrado do Governo da Bahia ações efetivas para enfrentar a situação da seca. “Não estamos falando de um problema pontual, mas de uma realidade que precisa ser enfrentada com planejamento e compromisso. A interligação das bacias é uma solução viável, que pode salvar a região”, reforçou Tavares.
Mais informações:
Ascom deputado estadual Pedro Tavares
Lílian Machado
(71)9-9955-0603