Pedro Tavares pede viatura para Ronda Maria da Penha em Ilhéus

O deputado Pedro Tavares (UB) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues o envio de uma viatura policial para Ilhéus, “a fim de consolidar as ações da Operação Ronda Maria da Penha”. Na indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar ressaltou que a dignidade humana e o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres são “preceitos fundamentais da nossa Constituição Federal”, reforçados pela Constituição estadual.
No documento, Tavares lembrou que a Ronda Maria da Penha é “uma ferramenta essencial para garantir a incolumidade física e psicológica das mulheres baianas, atuando na fiscalização das medidas protetivas e no acompanhamento das vítimas”. Segundo ele, Ilhéus precisa de “reforço estrutural” para que a Operação Ronda Maria da Penha possa atuar com a máxima eficácia.
De acordo com o parlamentar, a ausência de uma viatura exclusiva compromete a agilidade no atendimento de ocorrências e a regularidade do monitoramento das mulheres sob medidas protetivas, “cruciais para a segurança das vítimas”. Para ele, disponibilizar um veículo dedicado permitirá maior agilidade e presença policial nas ações de fiscalização e proteção, além de otimizar o cumprimento das medidas protetivas e garantir um atendimento mais eficiente às vítimas.
“Essa medida contribuirá significativamente para a preservação da integridade física e psicológica das mulheres ilheenses, reforçando o compromisso do governo do Estado com a segurança da população e o combate à violência de gênero”, concluiu Pedro Tavares.