Pedro Tavares se congratula com povo de Itabuna

 Pedro Tavares se congratula com povo de Itabuna

Em reconhecimento à rica trajetória e ao pujante cenário cultural de Itabuna, o deputado Pedro Tavares (UB) apresentou uma moção de congratulações pelos 115 anos de emancipação política e administrativa do município, completados em 28 de julho. A homenagem, que ressalta a importância da cidade no Sul da Bahia, foca especialmente na efervescência artística e nas tradições que moldam a identidade itabunense. Conhecida como a “Capital do Cacau” e imortalizada na obra de Jorge Amado, Itabuna vai muito além do seu legado cacaueiro.

A cidade se destaca como um verdadeiro celeiro de talentos e manifestações culturais. Desde a literatura, com a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho e a Academia Grapiúna de Letras, que perpetuam o legado de grandes escritores, até as artes cênicas, com grupos de teatro independentes e eventos que movimentam os palcos locais. O deputado Pedro Tavares, ao justificar a moção, enfatizou o papel fundamental da cultura para o desenvolvimento social e econômico de Itabuna.

“A cultura itabunense é tão diversa quanto sua economia, refletindo a pluralidade de sua população e a riqueza de suas manifestações artísticas e intelectuais. O espírito de vanguarda, a efervescência cultural e a busca por um desenvolvimento humano integral são marcas que distinguem Itabuna no cenário baiano”, afirmou Tavares, acrescentando que “a moção de congratulações é um justo reconhecimento à população de Itabuna, que ao longo de mais de um século construiu uma cidade próspera e com uma identidade cultura combinando tradição e modernidade que faz de Itabuna um centro de irradiação de cultura e oportunidades”.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.