Pela primeira vez, uma mulher assume comando da 59ª CIPM de Abrantes

A 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) – Vila de Abrantes está sob novo comando. Pela primeira vez na história, uma mulher estará à frente da corporação: a major Jeane Nascimento Ferreira da Silva Sousa. A cerimônia de passagem de comando foi realizada nesta terça-feira (21), no auditório da empresa Tronox, no Polo Industrial de Camaçari.
A vice-prefeita, Pastora Déa Santos, deu as boas-vindas à nova comandante. “Sabemos do comprometimento que a polícia tem na questão de diminuir os índices da violência também aqui na orla, e vamos continuar trabalhando nessa parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar. Está chegando o verão e eu tenho certeza que com todo o planejamento que vem sendo feito, e com todo o diálogo que temos, nós vamos conseguir ter êxito e sucesso nesse novo comando”, afirmou, ao agradecer o trabalho do antigo comandante.
Representando o prefeito Luiz Caetano na cerimônia, a titular da Secretaria de Governo (Segov), Ednalva Santana, evidenciou a parceria entre a Prefeitura de Camaçari e a PM. “Nós temos dois desafios grandes. Nomeamos o Gabinete de Gestão Integrada na Secretaria de Governo, para que a gente possa trabalhar junto com todos os órgãos no sentido de prevenir e combater a violência. E, além disso, nós vamos assinar junto ao Governo do Estado o programa Bahia Pela Paz, que já vai instalar, neste ano, em Camaçari, um coletivo na região dos Phoc’s e outro aqui em Abrantes”, pontuou.
O condutor da cerimônia foi o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), coronel Taylon Teixeira Cavalcante. O oficial destacou a parceria da Polícia Militar com a prefeitura, através de convênios que já têm apresentado resultados positivos, com a redução dos índices de violência no município.
“A gente está fazendo mais uma mudança para que continue com essa parceria produtiva e para que, cada vez mais, o cidadão de Camaçari tenha tranquilidade para ir e vir aonde ele quiser”, disse o coronel.
A nova comandante da 59ª CIPM falou sobre os desafios e perspectivas à frente da unidade, apontando para um trabalho focado no fortalecimento do policiamento ostensivo e na garantia da segurança para moradores e turistas.
“Chego para dar continuidade ao trabalho de qualidade que já vem sendo feito na 59ª CIPM. Quero também fortalecer as parcerias junto ao poder público, logicamente a prefeitura, fazer uma gestão de segurança pública integrada, para mim isso é importante, que os órgãos e a sociedade também participem. Aproximar a Polícia Militar da comunidade é um desejo do nosso comandante-geral”, finalizou a major Jeane.
Fazendo um balanço dos números obtidos durante os 82 dias como comandante, o major Fábio Magalhães entregou o cargo. “A gente hoje passa o comando da 59ª CIPM com o coração repleto de gratidão e de satisfação. Porque, mesmo sendo um curto período de tempo, a nossa missão tem muitas vezes a ver com intensidade. E foi assim que eu geri durante esse tempo a unidade, com intensidade, realizando ações preventivas, sempre pensando no melhor da comunidade da orla camaçariense”, afirmou. Ele agora segue para uma missão na cidade de Jequié.
CURRÍCULO
A nova comandante da 59ª CIPM é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia, turma de 2001, e bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Em sua jornada de formação, concluiu especializações em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e da Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia e em Gestão e Docência Escolar pela Universidade Católica do Salvador.
Sua formação complementar é diversificada e inclui, entre outras, a qualificação como instrutora regimental de Educação Física pela Academia de Polícia Militar da Bahia, além de cursos voltados à atuação operacional e à gestão pública, entre os quais se destacam o Curso de Policiamento Ambiental e o de Comando Intermediário Operacional. Também possui capacitações em Gestão por Processos, Gestão da Qualidade e Gestão Pública. Atualmente, é aluna especial do mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
No âmbito operacional, atuou inicialmente como tenente em unidades da PMBA, sendo posteriormente subcomandante da 29ª CIPM, chefe de Planejamento Operacional da 37ª CIPM e instrutora do estágio operacional do Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares. Foi designada para integrar a equipe de segurança da Cúpula da América Latina e Caribe, sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Atuou também como coordenadora de segurança pública durante o pleito eleitoral nos municípios de Coaraci e São Miguel das Matas, além de ter exercido as funções de coordenadora de apoio administrativo e financeiro, coordenadora do Centro de Valorização à Mulher e diretora-adjunta do CPM Ribeira.
Por sua dedicação e pelos serviços prestados, foi condecorada com a Medalha do Mérito Marechal Argolo de Visconde de Itaparica, bem como com as Medalhas de Tempo de Serviço de 10 e 20 anos, simbolizando sua trajetória de comprometimento, ética e profissionalismo junto à Polícia Militar da Bahia e à sociedade baiana.
Foto: Juliano Sarraf