Pelo segundo ano consecutivo Lauro de Freitas conquista selo internacional MigraCidades

 Pelo segundo ano consecutivo Lauro de Freitas conquista selo internacional MigraCidades

A cidade de Lauro de Freitas recebeu, mais uma vez, o certificado internacional MigraCidades 2023, concedido pela OIM, agência da ONU para migrações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo que reconhece o empenho da gestão na melhoria da integração dos migrantes e na construção da coesão social, é concedido aos municípios que concluem com sucesso todas as etapas do processo para a certificação ao longo do ano.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Tito Coelho, destacou a importância do recebimento da certificação pelo segundo ano consecutivo: “Hoje é um daqueles dias que nós observamos que estamos no caminho certo em relação às boas práticas ligadas a política migratória, sendo Lauro de Freitas um dos poucos municípios do Brasil que receberam essa certificação”.

Coelho, ressaltou que a cidade “continuará ao longo dos próximos anos desenvolvendo ações e políticas públicas que possam acolher aqueles que são da cidade e aqueles que optaram em virem para Lauro de Freitas”.

Em 2022, o município inaugurou o Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes de Lauro de Freitas (CRAI), para acolher famílias de outras nacionalidades. Em um ano de existência, o CRAI já acolheu 278 pessoas, com atendimentos sociais, jurídicos, psicossociais, pedagógicos, além de outros encaminhamentos de políticas públicas e realização de cursos profissionais com foco na autonomia financeira.

MigraCidades 2023

Este ano, 49 governos locais completaram todas as etapas do processo. O objetivo da iniciativa é contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma qualificada e planejada, indo ao encontro da Meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prevê uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading