Personalidades que se destacaram na luta pela cidadania LGBT são homenageadas com troféu
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro, foi marcado em Lauro de Freitas pela entrega do Troféu Musa Baiana LGBT Moema Gramacho e um Ato Simbólico em alusão a data. Este é o segundo ano do troféu, entregue a personalidades que contribuíram para a afirmação do respeito à cidadania LGBT e à prevenção das DSTs, HIV Aids.
“Já enfrentamos muitas situações e não estamos livres disso, pois vivemos um retrocesso e precisamos estar alertas. Recebam este troféu com carinho. Precisamos trabalhar juntos na prevenção com o intuito de diminuir estatísticas. Não é admissível conviver com o ódio e ver pessoas sendo assassinadas por causa da homofobia. É necessário combater isso com educação, ir até as comunidades e difundir o respeito acima de tudo”, afirmou a prefeita e uma das homenageadas Moema Gramacho.
A gestora municipal disse ser uma grande honra que o troféu tenha o seu nome e agradeceu ao movimento pela homenagem. Lembrou também que em seu primeiro mandato foi implantado no município a lei autorizando o uso do nome social, considerado um grande avanço para o segmento.
A presidenta da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, vereadora Naide Brito, ressaltou ser sempre defensora dos direitos humanos. “É com muita alegria que recebemos o troféu. Esse momento serve para refletimos e buscarmos avançar para viver sem preconceito. É preciso representações que garantam nossa legitimidade e que de fato trabalhem pelos direitos LGBT na Bahia e no Brasil”, disse Brito. “E enquanto houver uma pessoa sendo discriminada por sua opção sexual é sinal que ainda há muito trabalho a fazer”, finalizou.
Para o secretário municipal de Planejamento, Mauro Cardim, receber o troféu é gratificante, visto a importância da causa. O secretário municipal de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas, Felipe Novais, lembrou que sua pasta atua com a diversidade que o faz enfrentar os desafios, e agradeceu à prefeita Moema pela oportunidade e confiança em seu trabalho.
“Infelizmente a AIDS se tornou uma doença banalizada e isso é muito perigoso. É necessário conscientizar os jovens e lutar contra essa enfermidade”, alertou a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Cibele Marques.
O evento é realizado pelo Comitê Desportivo LGBT da Bahia, em parceria com o Fórum Baiano LGBT. Um Ato Simbólico em alerta à importância da prevenção encerrou o evento na praça da Matriz. O troféu recebeu o nome da prefeita Moema Gramacho por seu histórico de luta pela causa LGBT.
Também estiveram no evento os vereadores Edivaldo Ferreira e Roque Fagundes; a assessora especial da Coordenação LGBT da Bahia, Rebeca Bevenut; a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues; o articulador nacional de Saúde e Direitos Humanos, Alexandre Monte, entre outros convidados.