Pessoas mais jovens concentram 45,8% dos casos de Covid-19 na Bahia; veja perfil dos infectados

 Pessoas mais jovens concentram 45,8% dos casos de Covid-19 na Bahia; veja perfil dos infectados

Apesar de as estatísticas apontarem que o novo coronavírus (Covid-19) é mais nocivo para pessoas acima dos 60 anos, números da doença na Bahia mostram que os mais jovens não estão imunes ao risco de infecção. Segundo dados do Ministério da Saúde, 45,8% dos contaminados no estado têm abaixo de 50 anos. Para pessoas com 50 anos ou mais, a taxa sobe para 54,1%, maior do que a verificada entre os mais novos. Apesar de a porcentagem ser maior, a diferença entre os grupos, entretanto, não é tão larga.

Os resultados foram obtidos através da soma das taxas de infecção das faixas etárias consideradas pelo Ministério da Saúde para diagnóstico e tratamento da doença. Segundo os dados, dos 84 casos confirmados de Covid-19 confirmados nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 12,5% foram identificados em pessoas com idades entre 25 e 29 anos. O mesmo percentual foi encontrado para pacientes entre 40 e 44 anos. Isso faz com que este seja o segundo grupo mais infectado pela pandemia na Bahia, empatado com o das pessoas entre 70 e 74 anos. A faixa etária dos 50 aos 54 anos lidera o ranking, concentrando 25% dos casos confirmados no estado.

Os números estão em plataforma elaborada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A ferramenta concentra dados do coronavírus no mundo e no Brasil, trazendo, ainda, estatísticas que ajudam a formar um perfil dos infectados na Bahia.

No caso dos idosos, mais vulneráveis à doença, 8,3% das ocorrências de Covid-19 estão em pessoas com idades entre 60 e 64 anos – a mesma taxa acomete a faixa dos 65 aos 69 anos.

A plataforma também traz um recorte de gênero sobre o coronavírus no estado. Os números mostram que as mulheres têm sido as mais acometidas pela pandemia. Dos 84 casos confirmados, 58% são de pessoas do sexo feminino, enquanto 42% são homens.

OMS alerta
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta aos jovens: eles não estão imunes contra o coronavírus e precisam evitar socializar e interagir com os mais velhos e mais suscetíveis a quadros graves da doença.

“Tenho uma mensagem para os mais jovens: vocês não são invencíveis; o vírus pode colocá-los no hospital por semanas ou até matá-los. Mesmo se vocês não ficarem doentes, as escolhas que vocês fazem sobre onde vão podem significar a diferença entre a vida e a morte para outra pessoa”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O alerta foi dado após virem a público diversas imagens de jovens de diferentes partes do mundo, incluindo Salvador, burlando ou ignorando medidas de distanciamento social anunciadas por seus países para tentar conter a propagação do vírus.

Na Bahia, o governador Rui Costa chegou a advertir, em entrevista a uma emissora de TV nesta semana, que os jovens não devem se considerar “super-heróis” e devem evitar aglomerações para que possam se proteger e resguardar pessoas mais vulneráveis.

Médicos alertam também que, apesar serem menos suscetíveis a sintomas mais graves do vírus, pessoas de faixas etárias menores se expõem mais ao risco e podem acabar ocupando leitos que seriam destinados àqueles que mais precisam deles..

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading