Petrobras promove série de ações para enriquecer ainda mais a programação da FLICA

Interação, conhecimento e afeto marcam a participação da Petrobras na maior festa literária do Recôncavo
Com o objetivo de eternizar na memória dos amantes da literatura, dos moradores do Recôncavo Baiano e visitantes que lotaram Cachoeira, as ações da Petrobras durante a 13° edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira 2025 (FLICA) fizeram toda a diferença para o evento acontecer com toda sua grandiosidade e seu diverso leque de atrações espalhados por toda a cidade.
A Gerente de Comunicação da Petrobras no Norte Nordeste, Ana Cláudia Gonçalves, ressaltou que a empresa não poderia ficar de fora de um evento tão rico, potente, diverso e de grande contribuição da Bahia para a cultura brasileira. “Estamos nos empenhando para dar uma importante movimentada durante a FLICA, esse evento de grande relevância não apenas para a região, como para a Bahia e o Brasil. Esperamos voltar novamente no próximo ano, com a nossa presença de marca e mais ações”.
Uma das ações da Petrobras reuniu muitas crianças e seus pais foi na área verde da Fliquinha, localizada no pátio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A empresa montou um espaço onde as crianças puderam participar e aproveitar de diversas atividades, como pintura, desenho, peça de teatro com fantoches e pintura corporal.
.
Além disso, um livreto com histórias em quadrinhos e imagens para ser pintadas estão sendo distribuídas e lidas para crianças, apresentando de maneira interativa e divertida as aventuras da personagem Petra, que se aventura em projetos da empresa, como a parceria com o Instituto Baleia Jubarte. A história aborda assuntos relevantes com a transição energética justa. O pai de Maria Alice, de 4 anos, Hunde Nzanza, destacou que a atividade tem um importante valor quanto ao desenvolvimento da filha, em especial na criatividade.
Já pelas ruas da cidade heroica, uma outra ação da Petrobras registrava momentos únicos entre os presentes na Festa. Junto a distribuição de brindes, uma equipe da empresa tirava fotos das pessoas de forma totalmente gratuita enviando as fotografias diretamente para elas. Quem não perdeu a chance foi a família da pequena e simpática Liz. “Achei incrível, porque além da sensação ser ótima de estar com a família, a gente tem um momento registrado na nossa memória e podemos sentir a emoção daquele momento”, disse a jovem.
No embalo da busca por conhecimento, o público da FLICA ainda foi desafiado a responder um quiz com perguntas sobre os escritores baianos e os investimentos culturais da Petrobras. Quem acertou, ganhou uma garrafa térmica como lembrança da união entre a Petrobras e a FLICA.
Onde tem patrocínio à cultura tem Governo do Brasil! – A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bahiagás, Caixa, Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Governo Federal. É contemplado também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da EMBASA. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).
