PF cumpre mandados em operação que apura fraude no Bolsa Família na Bahia

 PF cumpre mandados em operação que apura fraude no Bolsa Família na Bahia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a Operação Códigos Ilícitos que apura a obtenção fraudulenta de benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal, atualmente chamado de Bolsa Família.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, na cidade de Ilhéus, bem como outras medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal.

A investigação iniciou no final do ano de 2022 quando a Polícia Federal tomou conhecimento que funcionários de uma lotérica foram cooptados por agentes criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

No curso da investigação foi identificado que os benefícios estavam sendo solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento da fraude.

Posteriormente, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM e os benefícios eram sacados pelos grupo criminoso mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (token) de saques.

A investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com as oitivas dos envolvidos. O crime investigado é o de peculato furto, previsto no artigo 312, § 1º, do Código Penal, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading