Plano prevê abastecimento de água integrado para Lauro de Freitas

 Plano prevê abastecimento de água integrado para Lauro de Freitas
A ampliação do sistema adutor da Barragem de Santa Helena para o reservatório da Barragem Joanes II e a implantação imediata de nova estação elevatória na Barragem de Santa Helena é uma das propostas do Plano de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador, Santo Amaro e Saubara (Parms).
A Joanes II fica a montante da Barragem Joanes I, localizada no Jambeiro, em Lauro de Freitas, onde também é feita captação de água para abastecer a Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da ampliação é incrementar a oferta existente em 2,55 m³ por segundo.
O plano foi apresentado no mês passado na Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado e beneficiará mais de 3,6 milhões de pessoas com investimentos de quase R$ 7 milhões.
De acordo a secretaria, o plano indica, para os próximos 25 anos, alternativas de solução integrada do abastecimento nos municípios de Simões Filho, Lauro de Freitas e Salvador.
Cássio Peixoto, titular da secretaria, disse que o Parms envolve muito mais que estudos populacionais e demandas de cada cidade envolvida. “Representa diagnósticos dos sistemas de abastecimentos de água existentes, a exemplo dos mananciais, barragens, captações, adutoras, estações elevatórias e de tratamento e redes de distribuições”, disse. De acordo com ele, “hoje demos mais um grande passo no sentido de evitar futuras crises hídricas”. Com informações revista Vilas Magazine.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading