PM lança Ronda de Proteção à Liberdade Religiosa
A Polícia Militar da Bahia lançou, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), na noite desta sexta-feira (19), no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a Ronda de Proteção à Liberdade Religiosa (Ronda Omnira).
O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho e diversas autoridades civis e militares. Representantes religiosos e culturais também marcaram presença e realizaram apresentações artísticas.
A PM buscou capacitar os policiais militares que atuarão na operação com o Curso de Capacitação para o Atendimento de Ocorrências Policiais Envolvendo Minorias Étnico-Raciais, para o pronto atendimento à comunidade religiosa baiana, enfatizando a maneira adequada na prestação da segurança aos terreiros de candomblé, casas de umbanda e demais religiões. A Ronda Omnira visa mitigar o racismo religioso através de uma sólida campanha de conscientização sociorreligiosa e com a aplicação da lei aos infratores.
O lançamento se deu justamente na conhecida “Sexta pela Paz”, em que há a celebração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e destacou a importância de promover a diversidade e respeitar as diferentes crenças em nosso estado laico.
Na oportunidade, também foram entregues viaturas que serão empregadas no reforço da operação, que realizará ações de combate à intolerância religiosa e delitos ligados aos terreiros de matriz africana na capital baiana.