Pojuca: Prefeito eleito Duda Leite fala em festa de confraternização dos desafios no início da gestão

Na noite desta quarta-feira (21), o prefeito eleito de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, Duda Leite, realizou uma festa de confraternização, para seus eleitores e também para a imprensa.

Na festa, segundo o próprio Duda Leite, teria a participação de bandas, mas por conta do ocorrido com o vereador Raimundo da Pojuca II, ele resolveu suspender a festividade com som.

O prefeito eleito recebeu diversas pessoas em um espaço no centro da cidade (Espaço de Pedro na Rua Nova), e deu uma entrevista coletiva para falar sobre o planejamento para o seu governo a partir de janeiro de 2017.

Duda começa a entrevista falando do fato ocorrido com Raimundo da Pojuca II, onde ele havia recebido a informação de que o mesmo estaria na mesa de cirurgia do HGC. Contudo, no momento em  que dava a entrevista, o vereador veio à óbito.

Falando sobre a cidade e o seu governo, o prefeito fez questão de ressaltar que a população pojucana precisará ter paciência no primeiro ano, tendo em vista o estado em que se encontra a cidade.

“É uma cidade de muitos desempregados, principalmente que a nossa Petrobrás parou, e a gente vê que o reflexo tá no comércio e tá todo mundo sem dinheiro, isso é muito grave.” Disse Duda.

De acordo com o prefeito a prefeitura deve começar com uma folha enxuta, e que os serviços públicos precisam voltar a funcionar, como PSFs, escolas e esportes, ou seja, manter o básico em funcionamento.

Quando perguntado sobre o relacionamento do executivo e o legislativo, Duda disse que vai buscar um bom relacionamento e que mandará para a câmara propostas de melhorias para a cidade e caso não sejam aprovadas, passará para a população e essa fará o julgamento.

Em relação à geração de emprego e renda, Duda afirmou que por ser Pojuca uma cidade bem localizada, não haverá problemas para atrair empresas e que não acredita que a Petrobrás vá demorar muito tempo do que jeito está.

Segundo o prefeito, duas empresas já estão prestes a chegar ao município, uma fábrica de biscoitos e uma de suco de limão, e que o relacionamento que tem fora da cidade o ajudará a fazer um bom trabalho neste sentido.

Combater os excessos. Duda Leite afirmou que para se construir uma cidade melhor em meio à crise que tanto o município como Brasil enfrentam, vai ser preciso combater os excessos.

“Pessoas que querem benefícios sem ter direitos, a gente não tem condições nenhuma agora. A cidade está em um momento muito delicado. São oito anos que e cidade está num buraco e para tirá-la desse buraco é preciso trabalho e seriedade.” Destacou.

Em relação à equipe de governo que será montada para ajudá-lo na administração, Duda afirmou que já está sendo montada e que já na semana que vem estará tudo pronto para a sua posse no dia 1º de janeiro. Mas não adiantou nomes.

Destacou também, que maior parte da sua equipe de governo será composta por técnicos. Serão pessoas  que têm conhecimento na área em que vão atuar, para que, segundo ele, o trabalho tenha mais celeridade e transparência.

Adriano de Biriba

Adriano de Biriba vice-prefeito eleito, afirmou que a gestão tem como objetivo priorizar a “prata da casa”, ou seja, segundo ele 80% do corpo de trabalho será composto por pojucanos e que na sua maioria serão técnicos para a área que forem designados.

Foto: Jorge Vieira
Foto: Jorge Vieira

Em relação à composição da Câmara de Vereadores, Adriano disse que vai buscar a maioria na casa legislativa, e que sem a maioria dos vereadores o trabalho do executivo fica comprometido.

Adriano lembrou o fato ocorrido com o Raimundo da Pojuca II, e que independente disso vai buscar maioria na câmara, pois segundo ele, não se governa se não tiver a maioria. “É preciso no mínimo 2/3 dos vereadores ao nosso lado e nós vamos trabalhar para obter essa maioria.” Afirmou Adriano de Biriba.

Câmara de Vereadores 2017/2019.

De acordo com informações de fontes seguras e que preferem não se identificar, a situação estaria favorável ao prefeito Duda Leite. Isso porque Raimundo da Pojuca II, estaria compondo a chapa favorável ao prefeito. Duda elegeu 6 vereadores e precisa de mais um para fazer maioria na casa, e Raimundo seria esse mais um.

Ainda de acordo com as fontes, Duas chapas disputam a presidência. Uma composta por: Presidente – Carlinhos do Espaço Mil; Vice Fábio das Virgens; 1° Secretário Lenivaldo do Retiro ; 2° Secretário Gerusa Laudano.

Mesmo tendo a presidência, esta chapa não teria maioria, o que segundo a informação favoreceria ainda o executivo.

A outra chapa seria composta por: Presidente Nenem; Vice Pastor Mirailton ; 1° Secretário Raimundo da Pojuca 2; 2° Secretário Jai da Capotaria.

Porém, com o falecimento do vereador Raimundo da Pojuca II, quem assume a cadeira é o suplente Ricardo Baraúna, que é da oposição. Portanto há uma indefinição, que provavelmente só terá fim, com o posicionamento de Baraúna.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading