Polícia Civil levará modernização nas ações do Carnaval 2024

 Polícia Civil levará modernização nas ações do Carnaval 2024

Atendimento especializado dedicado aos públicos vulnerabilizados estará nos circuitos da folia. Durante lançamento do esquema do Carnaval, a Polícia Civil recebeu 15 viaturas para renovação da frota

A Polícia Civil da Bahia terá um esquema especial, com novidades para o Carnaval da Bahia 2024. Os foliões baianos e turistas terão, desde o atendimento mais humanizado e especializado, até a proteção de forma mais técnica e precisa. Serão milhares de policiais civis na capital, Região Metropolitana (RMS) e nos municípios do interior, onde também acontece a festa momesca.

O Plano de Ação da Polícia Civil foi apresentado ao governador, Jerônimo Rodrigues, ao vice-governador, Geraldo Júnior, ao secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e demais autoridades, pela Delegada-Geral, Heloísa Campos de Brito, durante o evento realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Entre as novidades trazidas no Plano de Ação da Polícia Judiciária da Bahia para o Carnaval 2024 destaca-se a modernização, com a utilização de tecnologia no monitoramento das atividades suspeitas, até o atendimento especial às vítimas de violência doméstica e familiar, racismo, homofobia e outras discriminações. Tudo isso com os postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger) e o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir).

Uma das novidades deste Carnaval é o Centro Unificado da Infância, Desaparecidos, Adolescentes e Reencontros (Cuidar). Neste posto será realizado o acolhimento de crianças, com a emissão da “Carteira do Policialzinho Civil”, bem como a recepção de eventuais denúncias de abuso ou exploração de crianças e adolescentes. O Cuidar também será a base para a equipe da Delegacia de Proteção à Pessoas (DPP), para o registro de desaparecimentos durante o carnaval e o início das buscas.

Nos circuitos, as ações investigativas para prevenir as atividades de suspeitos também ficarão por conta dos policiais infiltrados entre os foliões. Eles poderão monitorar e identificar potenciais ameaças. A modernização das atividades de investigações preventivas reforçará o trabalho em campo, com o Cyber Patrulhamento. Nesta ação serão utilizadas tecnologias de monitoramento eletrônico, para acompanhar as comunicações e movimentações suspeitas.

Ainda falando do uso de recursos tecnológicos para servir os foliões, a Polícia Civil conta com a Delegacia Virtual (Devir), onde as pessoas podem registrar mais de 15 tipos de ocorrências. Um Posto Avançado da Devir reforça esse atendimento para quem passar pela Estação da Lapa.

O Assistente Virtual da Polícia Civil, Paulo César 2.0, que atende pelo número (71) 99973-7729 via WhatsApp, vai tirar dúvidas dos foliões, orientando a localização da unidade policial mais próxima, a partir do georreferenciamento, auxiliando no registro de ocorrências por meio da Devir e prestando outros serviços remotos, de forma bilingue. Este serviço passou a atender também em inglês e espanhol, ampliando a atenção aos turistas.

Durante o lançamento do esquema do Carnaval 2024, a Polícia Civil recebeu 15 viaturas para renovação e ampliação da frota. Os veículos serão utilizados nas rotinas de policiamento, investigação e levantamentos de inteligência, auxiliando também na prevenção e repressão de crimes durante a folia na capital baiana, na RMS e nos municípios do interior onde acontece a festa momesca.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading