Polícia Civil recupera mais de 2 mil celulares roubados na Bahia e inicia entrega em Salvador

 Polícia Civil recupera mais de 2 mil celulares roubados na Bahia e inicia entrega em Salvador

A Polícia Civil da Bahia realizou, nesta quarta-feira (5), a entrega de 170 celulares recuperados durante o balanço da 7ª edição da Operação Móbile 360°, em cerimônia realizada no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador. No total, 2.181 aparelhos foram recuperados nesta fase da operação e serão devolvidos aos proprietários ao longo das próximas semanas.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o trabalho integrado da Polícia Civil e de instituições parceiras no combate ao roubo, furto e receptação de celulares no estado.

“Depois de cinco meses de muita investigação e inteligência, mostramos como o trabalho da Polícia Civil da Bahia é efetivo, funciona em rede e em diálogo com outros estados e municípios, para que o cidadão não tenha prejuízo da vida nem do seu patrimônio”, afirmou.

Entre os beneficiados está Ione Macedo, que teve o celular da filha roubado em Tucano.

“Fiquei surpresa quando recebi a ligação informando que o aparelho havia sido recuperado. Hoje estou levando o celular da minha filha de volta para casa. A sensação é de gratidão”, relatou.

Desde o início da força-tarefa, em maio deste ano, 3.153 celulares já foram devolvidos a vítimas em diferentes regiões da Bahia.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, explicou que, além de recuperar os aparelhos, a operação atua contra o comércio irregular: 153 lojas e pontos informais foram fiscalizados e 14 autuados por irregularidades.

“Quem compra celular furtado ou roubado também comete crime e será responsabilizado. Nossa fiscalização devolve o aparelho ao cidadão e fecha estabelecimentos irregulares, autuando quem vende produto roubado”, afirmou.

A ação tem apoio da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e de órgãos de fiscalização e arrecadação, investigando também sonegação fiscal e outras infrações. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, reforçou a importância da integração:

“Além de combater o roubo e o comércio irregular, estamos enfrentando a sonegação fiscal presente em muitos desses locais sem recolhimento de tributos”, destacou.

A Operação Móbile 360° conta ainda com a participação dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin), Investigações Criminais (Deic), Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), Procon e Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.