Polícia Federal intima Bolsonaro a depor sobre tentativa de golpe
A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para prestar depoimento por conta da investigação sobre planos de membros do governo e militares para dar um golpe por conta da eleição de 2022. Segundo informações do G1, o depoimento deve acontecer na quinta (22).
A PF descobriu um vídeo de uma reunião em que Bolsonaro diz que seus ministros não podem esperar o resultado eleitoral para agir. O encontro aconteceu em julho de 2022 e Bolsonaro imagina que poderia perder a disputa para Lula, pedindo que os ministros acionarem “o plano B”. Além disso, há outros elementos que apontam para uma movimentação golpista, segundo a PF.
A defesa de Bolsonaro nega que ele tinha intenção de dar um golpe de estado e diz que ele “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.
O processo sobre o caso segue tramitando em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que Moraes tenha divulgado o teor de suas decisões, diante da repercussão do caso.
Foram cumpridas 48 medidas cautelares na operação Tempus Veritatis (“hora da verdade”, em latim), quatro delas de prisão preventiva. Além de Bolsonaro, são investigados seus ex-assessores diretos, incluindo militares que compuseram o alto escalão do governo.